quinta-feira, 13 de setembro de 2012
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
MARTA SUPLICY
Não bato palma pra político, não tenho partido, não voto. Também não sou burro nem vivo em Marte. A chegada de Marta Suplicy ao Ministério da Cultura é notícia alvissareira.
Qual a negociação envolvendo os candidatos à Prefeitura de São Paulo? Que me importa? Os analistas políticos que opinem.
Marta prefeita de São Paulo não foi nenhuma oitava maravilha. Comparando com os oito anos de Serra e Kassab, éramos felizes e não sabíamos. Na área cultural, especificamente, a cidade era outra.
Porque ela soube se cercar de pessoas inteligentes, de cabeça aberta. A chegada de Marta dá um peso político ao Ministério da Cultura que ele não teve nem na época de Gilberto Gil, muito menos no de Ana de Hollanda.
Marta tem votos, fama, capital político próprio. Só isso já é um ganho. E ela sabe que cultura não é frufru, é o que somos; não é maquiagem, é DNA.
Marta tem chances decentes de ser uma ministra da Cultura decente, pelas seguintes razões:
Sabe que internet é peça-chave da equação: quando prefeita de São Paulo foram criados os Telecentros, centros de informática para população carente na periferia, para utilização e para cursos;
Sabe que as leis de direitos autorais, copyrights e patentes são obsoletas: nos telecentros só se usava software livre;
Sabe que rap, funk, baile e pichação são cultura, sim, senhor;
Sabe navegar Brasília muito bem;
Família toda na área cultural: ela foi colunista de TV, tem dois filhos músicos (Supla e João) e teve uma nora atriz (Maria Paula). Fora o ex-marido, que arrisca um Bob Dylan de vez em quando;
É paulistaníssima, e São Paulo é o centro cultural do País e nossa única metrópole global;
Criou os CEUs, megaescolas públicas que são polos culturais relevantes;
Fez Sion, psicologia na PUC e pós em Stanford: segura as pontas do lado acadêmico;
Não tem medo nem nojinho de gays, lésbicas, trans e companhia, e muito pelo contrário;
Não é tonta;
Não tem medo de cara feia;
Não tem medo de rico nem de pobre;
Não tem medo de Dilma.
Agora falta ela aprender que videogame também é cultura — aliás, já é, oficialmente, se não sabes, ministra. Pode até ter lei de incentivo. E tem gente boa no próprio Ministério da Cultura trabalhando para que jogos eletrônicos tenham o tratamento que merecem.
Como a gamificação é o futuro do livro, da internet e da educação, é bom a gente correr com isso. Marta é da geração pré-games, claro. Mas mesmo aí ela tem uma boa razão para prestar atenção no poder cultural dos games: netos.
Fonte: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/
Tremendo!!!!!!!
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
TUDO QUE VICIA COMEÇA COM "C"
Luiz Fernando Verissimo
|
domingo, 2 de setembro de 2012
ÁGUA ANTES DE DORMIR
Água Antes de Dormir
Cerca de 90% dos ataques de coração ocorrem de manhã cedo e pode ser minimizado se tomarmos um ou dois copos de água (NÃO bebida alcoólica ou cerveja) antes do repouso da noite.
Eu sabia que a água é importante.
Mas nunca soube sobre as horas especiais para bebê-la.
Tu sabias?!
Bebendo água na hora correta, maximizas a sua efetividade no corpo humano:
1 copo de água depois de acordar – ajuda a ativar os órgãos internos
1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição – ajuda a digestão
1 copo de água antes de tomar um banho – ajuda a baixar a pressão sanguínea
1 copo de água antes de ir para a cama – evita um derrame cerebral ou ataque de coração
Bebam sempre muita água, pois o principal elemento do nosso corpo é água.
segunda-feira, 30 de julho de 2012
50 VERDADES SOBRE O CORPO!
| O NOSSO DEUS FEZ TUDO ISTO |
1. A comida leva sete segundos para ir da boca ao estômago.
2. Um fio de cabelo suporta o peso de 3 kg.
3. O tamanho médio do pênis é três vezes o comprimento do polegar.
4. O fêmur é mais forte que concreto.
5. O coração da mulher bate mais rápido que o do homem.
6. Existe aproximadamente um trilhão de bactérias em cada pé.
7. As mulheres piscam duas vezes mais que os homens.
8. O peso médio da pele é duas vezes maior que o do cérebro.
9. Seu corpo utiliza mais de 300 músculos para manter o equilíbrio quando está parado em pé.
10. Se a saliva não consegue dissolver algo, não se consegue sentir seu sabor.
11. A mão humana tem 27 ossos 35 músculos.
12. Uma piscadela dura, em media, um décimo de segundo.
13. Cada beijo diminui o tempo de vida em 3 minutos, tal esforço exigido pelo coração.
14. O cabelo cresce cerca de 0,6 cm por mês.
15. O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.
16. As mulheres que estão lendo este texto já terminaram.
17. Os homens ainda estão ocupados medindo seus polegares…
18. As unhas da mão crescem quatro vezes mais rápido do que as dos pés.
19. O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.
20. Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.
21. Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.
22. Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.
23. A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.
24. Uma pessoa normal tem á volta de 1.460 sonhos por ano.
25. Uma pessoa possui quase um milhão de fios de cabelo.
26. Se uma pessoa nunca cortasse as unhas das mãos, elas mediriam cerca de 4 metros aos 80 anos.
27. Numa vida, um ser humano passa, em média, 8 anos em filas de espera.
28. Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.
29. Uma pessoa possui, em média, gordura corporal suficiente para fazer duas dúzias de sabonetes.
30. Durante uma vida, a nossa pele é renovada aproximadamente 1.000 vezes.
31. Durante o tempo que demoraste a ler esta frase 50.000 células do teu corpo morreram e foram substituídas por células mais novas.
32. O coração de uma pessoa com 75 anos já bateu mais de 2.737.500.000 de vezes.
33. Um adulto médio produz cerca de meio litro de gás flatulento por dia, resultando numa média de 14 ocorrências flatulentas por dia.
34. A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para os 36 graus durante a madrugada.
35. As impressões digitais formam-se 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.
36. Os destros vivem em média 9 anos a mais do que os canhotos.
37. O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para esguichá-lo a uma altura de 9 metros.
38. Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos.
39. A cada ano, 98% dos átomos do nosso corpo são substituídos.
40. Para dizer uma única palavra, usamos 70 músculos.
41. Se você tentar impedir que um espirro seja expelido pode morrer ou causar a ruptura duma veia no cérebro ou na nuca.
42. Se você mantiver, à força, os olhos abertos durante um espirro, são possíveis que eles saiam das órbitas.
43. O músculo mais potente do corpo humano é a língua.
44. É impossível espirrar com os olhos abertos.
45. É impossível lamber o seu próprio cotovelo.
46. Se você espirrar com muita força pode partir uma costela.
47. Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.
48. Os músculos dos olhos são os que mais trabalham. Estima-se que eles se movam mais de 100.000 vezes por dia.
49. Temos mais de 30 músculos faciais que nos permitem realizar expressões tais como: surpresa, alegria, tristeza ou choro.
50. Os pulmões contêm quase 2.400 quilômetros de vias aéreas e mais de 300 milhões de alvéolos.
Bate bate coração
O coração bate 72 vezes por minuto.
Isso quer dizer que dá 100 mil batidas por dia, 3 milhões por mês e 37 milhões por ano. O coração da mulher é um pouco mais acelerado. Ao longo de um minuto, dá oito batidas a mais do que o do homem. Nos recém-nascidos, o coração bate 120 vezes por minuto.
DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES
Diferenças entre homens e mulheres
Muito se fala nas diferenças entre homens e mulheres, se diz que o homem é mais objetivo e direto que sempre age com a razão para tomar qualquer decisão e a mulher é mais complexa e que gosta de estudar o caso detalhadamente depois liga para a amiga pra pedir sua opinião e sempre toma suas decisões com a emoção… Qual dos dois está certo? Bom ainda não se fez um estudo específico para isso, mais vou mostrar de uma forma bem divertida algumas diferenças, pois se fosse para enumerar passaria a eternidade digitando e acrescente mais uns três meses no mínimo.
Que tal começarmos analisando a diferença entre o cérebro feminino e o masculino.
OU SEJA
Nessa figura podemos observar bem onde ficam as zonas erógenas de uma mulher e um homem:
Painel de controle do homem e a da mulher

Preste atenção quando um casal se encontra com uma mulher na rua

Primeiro encontro
Como mulheres e homens e se veem diante de um espelho
Mulher e o homem às compras
Quando homens e mulheres vão ao banheiro
Depois de algum tempo casados
Então cheguei ao final dessa lista e conclui que tanto mulher quanto o homem tem suas peculiaridades e é isso que nos atrai, nenhum consegue viver sem o outro isso é fato…
Então:
Autor: nayara_magalhaes2@ig.com.br
quarta-feira, 18 de julho de 2012
HOMEM APENAS “AJUDA” NAS TAREFAS DOMÉSTICAS
A divisão do trabalho doméstico ainda é bastante desigual. A responsabilidade é mesmo só das mulheres?
Verônica Mambrini, IG São Paulo.
Getty Images
Mulheres gastam muito mais horas durante a semana com trabalho doméstico do que homens
Depois de avançar em espaços sociais que antes eram exclusividade masculina e obter muitas conquistas na luta pela igualdade salarial, as mulheres têm ainda uma trincheira onde falta avanço: a divisão do trabalho doméstico.
De acordo com dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2010, a mãe com filhos dedica 25,9 horas semanais aos cuidados com a casa, contra 15,5 horas dos homens com filhos. A carga horária de dedicação ao mercado de trabalho é mais parecida entre os gêneros: mulheres trabalham fora 36,8 horas semanais, contra 41,4 dos homens.
Embora países no Norte da Europa comecem a mudar esse cenário, eles são minoria. “Essa diferença é substancial e existe no mundo todo”, afirma Rebecca Tavares, representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul. “Além do serviço de casa, esses afazeres se referem também ao cuidado de crianças e idosos, que fica nas mãos da mulher”. Para Rebecca, esse desequilíbrio nas responsabilidades da casa atrasa o desenvolvimento profissional da mulher. “Muitos locais de trabalho não têm a flexibilidade necessária para as necessidades da família, o que barra o aumento salarial feminino e incentiva o trabalho informal”, afirma.
Licença-paternidade é essencial
Entre as soluções possíveis, são cargas horárias mais flexíveis tanto para homens quanto para mulheres, que permitam que ambos os gêneros sejam responsáveis pela vida familiar. “Nenhum empregador espera menos da mulher, e não é para esperar menos mesmo. O ideal é que exista a possibilidade de horários flexíveis ou de trabalhar de casa, por exemplo,” diz Rebecca.
Um exemplo de legislação que avançou nesse sentido é a licença-maternidade na Islândia, que concede três meses para a mãe, três para o pai e mais três a serem decididos entre eles, garantindo um envolvimento muito maior dos pais na criação dos filhos e nos cuidados da casa. “O homem deveria receber licença paternidade e ter flexibilidade para acompanhar uma reunião dos filhos na escola ou uma ida ao médico. São essas políticas que estão funcionando no Norte da Europa”, afirma. Rebecca lembra o exemplo do ex-primeiro-ministro Tony Blair, da Inglaterra, que já era chefe de Estado quando se tornou pai e tirou licença-paternidade. “Foi um sinal simbólico muito importante.”
Não por coincidência, países em que o modelo de divisão das tarefas domésticas é de corresponsabilidade têm índices mais altos de felicidade, como Islândia ou Noruega. “Homens e mulheres deveriam assumir a responsabilidade pela casa em conjunto”, afirma. Em países como o Brasil, onde a mão-de-obra ainda é abundante, parte desse trabalho é terceirizado a empregadas domésticas, muitas vezes em condições de trabalho bem longe das ideais. De acordo com a Fundação Seade, 95,5% das empregadas domésticas de São Paulo são do sexo feminino.
“O Brasil tem 8,7 milhões de trabalhadoras domésticas, dos quais 2,5 milhões são diaristas”, lembra a representante da ONU. Junto com políticas públicas ou campanhas, um dos desafios para a mulher será que o homem, em vez de ajudar ocasionalmente, assuma uma parcela de responsabilidade nas tarefas cotidianas da casa e da família.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
RIO RECEBE TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE
Chancela da Unesco garante mais políticas públicas para áreas turísticas.Votação do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco aconteceu na Rússia.
Rodrigo Vianna
Do G1 RJ
Rio de Janeiro se torna Patrimônio Cultural da Humanidade (Foto: Marcos Teixeira Estrella/ TV Globo)Este domingo (1º) é um dia histórico para o Brasil. Esta é a data em que a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em São Petersburgo, na Rússia. As informações são do Iphan.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, que acompanharam os trabalhos, comemoraram a decisão que resultou na inclusão de mais um bem brasileiro na Lista de Patrimônio Mundial. A votação estava prevista para acontecer no sábado (30), mas foi adiada para este domingo (1º).
O secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães, se pronunciou logo após o anúncio da Unesco.
Para ele, o título foi merecido: "A cidade que é um orgulho para seu povo e uma paixão para todo turista que a visita recebe, de forma merecida, o reconhecimento oficial de seu carinhoso apelido de Cidade Maravilhosa", comemorou ele.
O Jardim Botânico é considerado um dos principais pontos turísticos do Rio (Foto: Rodrigo Vianna / G1)Para a ministra, o resultado vem “coroar um belíssimo trabalho que evidencia a cidade que nasceu e cresceu entre o mar e a montanha e, com criatividade e talento criou paisagens - hoje mundialmente conhecidas - que a tornaram excepcional e maravilhosa”.
saiba mais
Já o presidente do Iphan explicou que “a paisagem carioca é resultado da utilização intencional da natureza que, atendendo aos interesses econômicos dos colonizadores portugueses, formou espaços únicos no mundo que destacam a originalidade do Rio de Janeiro expressa pela troca entre diferentes culturas associadas a um sítio natural”.
A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural. São eles: Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca, Aterro do Flamengo, Jardim Botânico e a Praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. As belezas cariocas incluem, ainda, o forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.
Rio foi a primeira cidade a se candidatar como Patrimônio Mundial com Paisagem Cultural Urbana (Foto: José Raphael Berrêdo/G1)O Rio como Patrimônio da Humanidade
O Iphan trabalha na candidatura do Rio como Paisagem Cultural da Humanidade há alguns anos, em parceria com a Associação de Empreendedores Amigos da Unesco, da Fundação Roberto Marinho, do governo e da prefeitura do Rio. Em setembro de 2009 o Iphan entregou à Unesco o dossiê completo da candidatura, justificando sua importância e seu valor universal que está principalmente na soma da beleza natural da cidade com a intervenção de humana.
Em janeiro de 2011, o Centro do Patrimônio Mundial da Unescp, sediado em Paris, decidiu pela inclusão da candidatura do Rio de Janeiro na agenda da 36ª WHC.
Candidata por inteiro
O Rio foi a primeira cidade a se candidatar inteira a Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana. O reconhecimento do Rio de Janeiro culminará uma nova visão e abordagem sobre os bens culturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.
Locais como Corcovado serão alvo de ações integradas visando a preservação (Foto: Marcos Teixeira Estrella / TV Globo)O conceito de paisagem cultural foi adotado pela Unesco 1992. Até o momento, os sítios reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionam-se a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo.
Há cerca de dois anos, o Rio se candidatou ao título de Sítio Urbano Misto, que acabou não sendo aceito pela Unesco. O Iphan foi orientado então a valorizar as paisagens culturais.
O Brasil conta atualmente com 18 bens culturais e naturais na lista de 911 bens reconhecidos pela Unesco.
Fonte: http://g1.globo.com
Assinar:
Postagens (Atom)