A PRIMEIRA MULHER
Pouco se sabe a respeito de Eva, a primeira mulher do mundo e, portanto, a mãe de todos nós. Eva foi à peça final do maravilhoso e complexo quebra-cabeça da Criação de Deus. Agora, Adão tinha outro ser humano com quem podia conviver – alguém que também fora feito à Imagem de Deus. Ali estava alguém suficientemente parecido para fazer-lhe companhia e diferente o bastante para um relacionamento. Juntos eram mais excelentes do que cada um poderia ter sido sozinho. Satanás aproximou-se de Eva no jardim do Éden, onde ela e Adão viviam. Ele questionou a sua satisfação. Como poderia ela ser feliz se não lhe era permitido comer o fruto de uma das árvores? Satanás ajudou a desviar seu foco de tudo aquilo que Deus fizera e lhe tinha dado para a única coisa que ele a tinha proibido fazer. E Eva estava disposta a aceitar o ponto de vista de Satanás sem consultar a Deus. Não lhe parece familiar? Quantas vezes nossa atenção é desviada do muito que temos para o pouco que não temos?
Aparece aquele sentimento “eu tenho que ter isso”. Eva representa todos nós, e sem dúvida mostramos que somos seus descendentes quando repetimos os seus erros. Nossos desejos, assim como os de Eva, podem ser facilmente manipulados. Eles não são a melhor base para as ações. Precisamos manter Deus presente em nosso processo de decisão constantemente. Sua Palavra, a Bíblia, é o nosso guia quando se trata de decisões.
§ PONTOS FORTES E ÊXITOS:
ü Primeira Mulher e Mãe
ü Primeira fêmea, ao compartilhar um relacionamento especial com Deus, foi co-responsável com Adão pela Criação, e demonstrou certas características de Deus.
§ FRAQUEZA E ERROS:
ü Permitiu que sua satisfação fosse minada por Satanás.
ü Agiu impulsivamente, sem consultar a Deus ou a seu marido.
ü Não apenas pecou, mas também partilhou seu pecado com Adão.
ü Quando confrontada, culpou a outros.
§ LIÇÕES DE VIDA:
ü A mulher também foi feita à imagem de Deus.
üOs ingredientes necessários para um casamento sólido são o compromisso mútuo, o companheirismo, a unidade e a pureza. (Gn 2. 24 – 25).
ü A tendência humana básica para o pecado remonta ao início da raça humana.
§ INFORMAÇÕES ESSENCIAIS:
ü Local: Jardim do Éden.
ü Ocupações: Esposa, ajudante, companheira e co-gerenciadora do Éden.
ü Familiares: Marido – Adão; Filhos – Caim, Abel, Sete e inúmeros outros filhos. Diz à tradição que foram 60 filhos (33 filhos e 27 filhas).
§ VERSÍCULO-CHAVE: - “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele ( Gn 2. 18).
§ A História de Eva pode ser encontrada em Gênesis 2. 18 – 4. 26. Sua morte não é mencionada nas Escrituras.