quarta-feira, 27 de abril de 2011

LÉSBICA É ELEITA BISPA NA SUÉCIA!










Luteranos escolhem lésbica assumida para integrar igreja em Estocolmo.
A Igreja Luterana da Suécia é a primeira a escolher uma lésbica assumida como bispa no mundo. Eva Brunne é a nova bispa de Estocolmo.



Casada com Gunilla Lindén, com quem tem um filho de 3 anos, Brunne respondeu aos jornalistas que perguntavam se a decisão seria um problema para a Igreja brincando: “O jardim da casa dos bispos é grande o suficiente.”



Sobre a sua indicação como bispa, Brunne disse: “Eu estou feliz e muito orgulhosa de fazer parte de uma igreja que encoraja as pessoas a fazerem as suas próprias decisões. Diversidade é uma grande prosperidade.”



Desde 1º de maio de 2009 casais gays podem casar-se em cerimônias religiosas na Igreja Luterana da Suécia.



Fonte: http://news.noticiascristas.com/

IGREJA LUTERANA SUECA ORDENA PRIMEIRA EPISCOPISA LÉSBICA


Eva Brunne recebe o comando da diocese de Estocolmo do arcebispo da Suécia, Anders Wejryd

A Igreja Sueca se tornou mais aberta para as minorias sexuais em anos recentes, mas ainda há resistências.




Eva Brunne recebe o comando da diocese de Estocolmo do arcebispo da Suécia, Anders Wejryd

ESTOCOLMO - A Igreja Luterana Sueca informa ter ordenado seu primeiro bispo abertamente gay, apenas duas semanas depois de ter dado a seu clero o direito de formar casais homossexuais. Eva Brunne foi ordenada episcopisa da diocese de Estocolmo em uma cerimônia realizada domingo. Ela vive em "parceria registrada" com outra mulher. A "parceria" é um tipo de união civil entre gays suecos usada antes da legalização do casamento homossexual, o que ocorreu neste ano. O casal tem um filho. 

"É muito positivo que nossa Igreja dê o exemplo aqui e me escolha para o episcopado com base em minhas qualificações, quando se sabe que pode haver resistência em alguns setores", disse ela, em entrevista.

A porta-voz da episcopisa, Annika Sjoqvist Platzer, disse desconhecer se outras lésbicas assumidas já haviam atingido o episcopado em igrejas de outros países.
No entanto, a Igreja Unida de Cristo, uma denominação baseada nos Estados Unidos, tem diversos gays e lésbicas no posto de "ministro da conferência", uma designação semelhante à de bispo, disse o porta-voz J. Bennett Guess.

Eva, que foi eleita episcopisa de Estocolmo em maio, mas só recebeu a ordenação oficial  neste domingo, disse não ter encontrado muita resistência dentro da Igreja por conta de sua orientação sexual.

A Igreja Sueca se tornou mais aberta para as minorias sexuais em anos recentes, embora alguns sacerdotes ainda apresentem resistência. O ex-arcebispo Gunnar Weman protestou contra a ordenação, dizendo que ela é "incompatível com a sagrada escritura da Igreja".

A Igreja da Suécia tem cerca de 7 milhões de membros, mas poucos assistem aos cultos, em um país amplamente secularizado.

AP/Notícias Cristãs 


Fonte: 
http://news.noticiascristas.com

ESPANHA INAUGURA PRIMEIRA IGREJA PARA LÉSBICAS E GAYS!


Homossexuais de diversas igrejas evangélicas anunciaram a criação da primeira comunidade cristã voltada para lésbicas e gays na Espanha.


O primeiro passo já foi dado e a inscrição na Direção Geral de Assuntos Religiosos do Ministério da Justiça da Espanha já foi protocolada, mas a Federação Espanhola de Igrejas Evangélicas não apóia. Segundo a organização, a igreja para lésbicas e gays primeiro tem que demonstrar que realiza atividades religiosas para depois verificar se o Ministério da Justiça da Espanha aprova o pedido.



Ainda segundo o diretor da BBC, Federação Espanhola de Igrejas evangélicas, mesmo que o pedido seja aceito a nova igreja não poderá usar o nome evangélico, sob ameaça de protesto com medidas legais, pois segundo ele, seria um uso indevido. Aí eu me pergunto, por quê? É esperar para ver.

ParadaLesbica/NC


Fonte:
http://news.noticiascristas.com

JESUS PRECISA VOLTAR URGENTÍSSIMO!!!!!!!!!!!

EUA: MULHER HOMOSSEXUAL É ELEITA BISPO DE IGREJA ANGLICANA




LOS ANGELES — A diocese de Los Angeles, Califórnia, da Igreja Episcopal americana, que é uma continuação da Igreja Anglicana, elegeu pela segunda vez como bispo uma mulher homossexual, durante sua convenção anual de sábado.


A reverendo Mary Glasspool, 55 anos, que mantém abertamente uma relação com outra mulher desde 1988, obteve 153 votos entre o clérigo e 203 entre os laicos, reunidos para a convenção, obtendo a maioria exigida de votos.

O arcebispo de Canterbury e chefe espiritual da Igreja Anglicana, Rowan Williams, reagiu domingo, estimando que a eleição de Mary Glasspool engendraria "questões muito sérias não apenas para a Igreja Episcopal e seu lugar no seio da comunidade anglicana, mas também para sua comunhão no conjunto".

É a segunda vez que uma uma pessoa homossexual é eleita bispo dessa igreja americana, desde a ordenação, em 2003, do reverendo Gene Robinson em New Hampshire (nordeste).
A eleição de Gene Robinson levou as duas igrejas à tormenta, provocando um cisma por parte de alguns dioceses e paróquias mais conservadoras.
"Sou apaixonada pelo futuro da Igreja episcopal em seu conjunto, e considero que a diocese de Los Angeles mostra uma via", reagiu Mary Glasspool, originária de Staten Island, um bairro de Nova York; seu pai havia sido, também, pastor episcopaliano.

Um outro homossexual, o reverendo John Kirkley, de San Francisco (Califórnia, oeste), que também deveria tornar-se bispo, retirou a candidatura na noite de sexta-feira.
A Igreja Anglicana possui 77 milhões de fiéis no mundo, entre eles 2,2 milhões nos Estados Unidos.

AFP/Notícias Cristãs



IGREJA LUTERANA ALEMÃ ELEGE MULHER LÍDER!



Pela primeira vez na história da igreja protestante alemã, esta será liderada por uma mulher. Margot Kässmann tem 51 anos, é divorciada e conhecida como “Bispo Pop”.

Cerca de metade dos cristãos na Alemanha pertencem à Igreja Evangélica da Alemanha, que é de tradição luterana. Margot Kässmann torna-se assim líder espiritual de cerca de 25 milhões de fiéis.



A actual bispo de Hanover era considerada uma candidata polémica ao lugar, devido ao facto de ser divorciada. Mas a mãe de quatro filhos conseguiu 132 de 142 votos para garantir o lugar.



Kässmann, que ganhou a sua alcunha pelas frequentes aparências televisivas, é descrita como defensora do diálogo ecuménico, em particular com a Igreja Católica, que contabiliza ligeiramente mais fiéis que a Evangélica. Contudo, a ordenação de mulheres ao sacerdócio nesta confissão protestante é um grande obstáculo a esse diálogo, uma vez que Roma não aceita essa prática.



Com esta eleição Kässmann torna-se a terceira mulher a liderar uma grande igreja cristã no mundo, estando agora na companhia de Katherine Jefferts Schori, primaz da ultra-liberal Igreja Episcopal (ramo da Comunhão Anglicana nos EUA), e Susan Johnson da Igreja Evangélica Luterana do Canadá.



As rainhas Isabel II do Reino Unido, e Margarida II da Dinamarca são as chefes oficiais da Igreja Anglicana e da Igreja da Dinamarca respectivamente, mas esse é um posto essencialmente cerimonial e nenhuma das duas é considerada clériga.

Renascença/Notícias Cristãs

Fonte: http://news.noticiascristas.com

UMA MULHER PRESIDENTE DO CONSELHO DE PASTORES




Narcizo e Ligia Minettt
O Dia Internacional da Mulher marcou, pela primeira vez, uma mulher assumindo o Conselho de Pastores das Igrejas Evangélicas de Botucatu, entidade criada nos anos 70. A entidade tem 20 membros na diretoria.


Assumiu o comando da entidade, que reúne mais de 40 igrejas na cidade, a pastora da Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, Lígia Coelho Minetto.

“Para mim é um desafio e uma honra. Os pastores estão confiando em mim, dando um voto de confiança, além de estarmos quebrando mais um paradigma, com uma mulher ocupando uma posição de liderança na Igreja”, revela a pastora, que nos últimos anos era vice-presidente do Conselho.

Ligia Minetto é uma das poucas pastoras na cidade. Ela comanda as celebrações da Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo há 14 anos

“Vou trabalhar a unidade das igrejas evangélicas, unir as nossas forças, para que trabalhemos juntos. Afinal, todos temos a mesma fé”, afirma a nova presidente do Conselho.
Ligia Minetto sucede o pastor Josué Oliveira Santos, da Igreja Batista Central, que presidiu o Conselho dos Pastores nos últimos dois anos.

A Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, onde Lígia Minetto é a pastora, está localizada na Rua General Telles, 32 – centro. As orações acontecem aos domingos, às 19 horas.

Entrelinhas/Notícias Cristãs


Fonte: http://news.noticiascristas.com

PRIMEIRA MULHER SACERDOTE EM ITÁLIA INCOMODA O VATICANO!


Uma professora casada pode tornar-se na primeira mulher a ser ordenada sacerdote numa igreja anglicana que situa perto do Vaticano, escreve a BBC. Bento XVI opõe-se à nomeação de mulheres para sacerdotes e João Paulo II chegou mesmo a proibir a discussão pública do assunto.

Maria Longhitano, que pertence à Igreja Vétero-Católica - movimento católico independente e não reconhecido pelo Vaticano - disse esperar que a sua ordenação como sacerdotisa ajude a diminuir o preconceito em relação às mulheres na Igreja.

De acordo com o correspondente da BBC Robert Pigott, a medida deve reacender o debate sobre o papel das mulheres na Igreja Católica.

O Papa Bento XVI opõe-se totalmente à nomeação de mulheres sacerdotisas e o seu antecessor, João Paulo II, proibiu mesmo que o tema fosse discutido publicamente. Em 2002, quando sete mulheres católicas romanas foram ordenadas extra-oficialmente como sacerdotisas, foram imediatamente excomungadas pela Igreja, escreve ainda a BBC.

Segundo Pigott, apesar de Longhitano não se tornar uma sacerdotisa católica romana, a sua ordenação na igreja anglicana é motivo de desconforto para o Vaticano.

A BBC explica ainda que os vétero-católicos entraram em ruptura com o Vaticano no século XIX por colocarem em causa o dogma da Imaculada Conceição e da Infalibilidade Papal.

Estes consideram questões como as relações homossexuais e a contracepção algo pessoal e permitem a nomeação de mulheres como sacerdotisas desde 1996.

SOL/Notícias Cristãs

SOU ÉTICO! Cito as fontes. Copiado do Site Notícias Cristãs. Link Original: http://news.noticiascristas.com/2010/05/primeira-mulher-sacerdote-em-italia.html#ixzz1KnKFby82 
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

MULHER É ORDENADA SACERDOTE CATÓLICA EM CERIMÔNIA SIMBÓLICA NO CANADÁ





Manifestação no Vaticano pela ordenação de mulheres


MONTREAL, Canadá — Apesar das ameaças de excomunhão do Vaticano, uma sexta mulher canadense foi ordenada sacerdote neste sábado, indicou a integrante de um grupo de apoio ao sacerdócio de mulheres.


O grupo Mulheres Sacerdote Católico Apostólico Romanas ordenou Linda Spear, uma professora aposentada de Quebec, em uma igreja anglicana de Sutton, Quebec, no leste do Canadá.



Segundo Bridget Mary Meehan, que foi ordenada bispo em 2006 nos Estados Unidos, o grupo Mulheres Sacerdote Católico Apostólico Romanas foi fundado pouco depois de 2000 e cresceu rapidamente.



As primeiras sete mulheres padre foram ordenadas num barco no Danúbio em 2002 e, desde então, outras 80 mulheres viraram padre nos Estados Unidos e outras 20 em todo o mundo.

Spear é a primeira oriunda de Quebec, mas a sexta canadense que se converte em sacerdote católica. Foi ordenada simbolicamente pela bispo americana Andrea Johnson, que já foi excomungada.



Spear pode celebrar sacramentos como casamentos, mas estes não são reconhecidos pelo Vaticano, que limita o sacerdócio aos homens.



"Não estamos deixando a Igreja, estamos dando o exemplo vivo de Jesus sobre a igualdade nos evangelhos. Jesus chamou homens e mulheres para serem discípulos", afirmou Meehan.

"Desobedecemos uma lei injusta da Igreja, que proíbe a ordenação de mulheres e é motivo de discriminação", acrescentou.

Notícias Cristãs com informações da AFP

Fonte: http://news.noticiascristas.com

AS MULHERES SÃO COMO MAÇÃS...



"Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores estão no topo.
Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar. Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que não são boas como as do topo,
mas são fáceis de conseguir.

Assim as maçãs no topo pensam que algo está errado com elas, quando na verdade, eles estão errados...

Elas têm que esperar um pouco para o homem certo chegar, aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore."


                              [Machado de Assis]

MARIDOS SEJAM SUJEITOS AS VOSSAS MULHERES!





Fui criada num lar evangélico e a palavra de Efésios 5.22 foi comentada muitas vezes, tanto em casa quanto na igreja. Sempre me senti extremamente desconfortável com a interpretação passada, pois tinha sempre um enfoque machista. A expressão “o marido é o cabeça, mas a esposa é o pescoço, que vira para onde quer” é muito comum, e demonstra como tal conceito ainda gera desconforto e incompreensão. O fato de haver uma divisão de assunto entre os versículos 21 e 22 faz com que se perca a fluência natural do texto escrito.
Quando em encontros para casais, meu esposo inicia uma palestra provocativamente com a frase do título (maridos: seja sujeito às vossas mulheres), logo surgem intensas reações! Na forma literal, não há esse versículo na Bíblia. Porém, em Efésios, imediatamente antes de falar sobre a submissão da mulher, Paulo afirma: “Sujeitem-se uns aos outros” (Efésios 5.21). Ora, uns aos outros significa que os maridos devem sujeitar-se às suas esposas da mesma forma que elas aos maridos.
Infelizmente, em uma parte significativa das igrejas cristãs, existe dificuldade em lidar com a questão do funcionamento dos papéis na relação conjugal.

Influenciados pelos ranços culturais de matizes machistas, tendemos a distorcer o propósito de Deus na criação e vivemos um modelo alicerçado na temporalidade da queda.
A relação entre homem e mulher, de acordo com René Padilla, Casamento e Família.

(Ultimato, 2003) passa por três momentos distintos ao longo da história. O primeiro é o da perfeita harmonia na criação, em que homem e mulher se veem como iguais e complementários: “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne” (Gn 2.23). O segundo é o da distorção causada pela queda, em que o pecado causa uma hierarquização e uma crise relacional: “E o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará” (Gn 3.16). O terceiro é o da restauração da intenção perfeita de Deus em Cristo, em que: “Não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo” (Gálatas 3.28), porque “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”   (2 Co 5.17). Em Cristo realmente se inicia uma nova era na humanidade (1 Co 15.45), em que os padrões da queda não devem mais ser vigentes para os que abraçam a fé cristã.

A mutualidade da sujeição na relação conjugal aponta para a intenção original de Deus na criação e, ao mesmo tempo, denuncia as disputas por poder e a distorção gerada pela verticalização nessa relação. Na unidade mística da relação conjugal não há hierarquização, mas sim complementaridade, a partir da ternura, que gera a unidade.
É necessária a compreensão de que o único modelo de liderança aceito em qualquer relação, a partir de Cristo, é o modelo do propósito Cristo: o líder-servo (Jo. 13.14 e 15; Mt 20.25 e 26) que dá sua vida em favor de seus liderados. Dar a vida não é apenas uma ação heroica quando o outro está em uma situação de perigo. A vida é, em essência, uma quantidade indeterminada de tempo doada por Deus a cada um de nós. Assim, dar a vida é abrir mão disso que me foi doado e oferecer ao outro – mesmo que seja o tempo do passatempo predileto.

Agindo assim é que conhecemos verdadeiramente o que é uma relação de amor. (1 Jo 3.16).
Carlos “Catito” e Dagmar Grzybowski  (Revista Ultimato).

O encargo do homem não é muito mais duro? Amar a mulher como Cristo amou a igreja...? Por que tanta confusão com a submissão?

 Créditos na amiga: Rô -
 http://mulheresabias.blogspot.com/