quarta-feira, 7 de março de 2012

TRIBUTO À MULHER


Hoje procurei várias maneiras de enaltecer as mulheres. 
Pensei em copiar alguns belos textos da web e até rascunhei alguns versos de um poema, mas tudo ficou pequeno demais diante da grandeza das mulheres que influenciaram minha vida.
Hoje não me atrevo a escrever, quero apenas fazer um registro da minha admiração por cada mulher que de um jeito único, em algum momento da sua vida, foi capaz de deixar atrás de si um rastro de beleza e virtude. Obrigada minhas queridas:


POR NÃO DEIXAREM O CÂNCER CORROER SUAS ALMAS




POR SEGUIREM ADIANTE COM UMA GRAVIDEZ DE RISCO




POR ADOTAREM UMA CRIANÇA
 




POR AMAREM ALGUÉM ESPECIAL 


POR NÃO PERDEREM A DIGNIDADE





POR NÃO DESISTIREM EM MEIO A DOR 




POR MOSTRAREM AO MUNDO SEUS ROSTOS
 



POR NOS SURPREENDEREM
 



E POR SEREM SEMPRE TÃO DOCES 
 


MULHERES ESPECIAIS, LINDAS E AMADAS. QUE DEUS SE REVELE AO CORAÇÃO DE CADA UMA DE VOCÊS.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER,
MALI

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


O Dia 8 de março foi consagrado pela ONU em 1945, como dia Internacional da Mulher. Trata-se de uma homenagem às operarias Têxtis norte americanas que em 1857 organizaram a primeira greve da história, conduzida unicamente por mulheres.

Sua principal reinvindicação: a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas. E partiram para a luta, tendo sido duramente reprimidas pela cavalaria da polícia. Para se proteger muitas delas fugiram para dentr
o da fábrica. Os portões foram trancados por fora e a policia ateou fogo no prédio por determinação dos patrões causando a morte de 129 mulheres, carbonizadas ou por asfixia.
Clara Zetkin, uma ativista do movimento feminista alemão propôs, na Primeira Conferencia Internacional de Mulheres, realizada em Copenhagen, que o dia 8 de março fosse consagrado como o Dia Internacional da Mulher.
Em todo o mundo, as mulheres são lembradas, neste dia, de forma especial, porém a maior parte das comemorações não interfere, de fato, na dura realidade dessas mulheres.

Vejamos alguns exemplos aqui no Brasil
As mulheres constituem, hoje, 30% "dos" chefes de família,
mas ganham em média apenas 65% do valor dos salários dos homens. A situação das mulheres negras é ainda mais grave, pois chegam a receber salários que representam a metade do valor recebido pelas mulheres brancas.

Além dessas condições a que estão submetidas, muitas mulheres enfrentam a dupla jornada de trabalho, porquanto assume, além do emprego fora de casa, a responsabilidade integral pelas tarefas domésticas e o cuidado aos filhos.
Ocorrem 4 milhões de abortos por ano, dos quais 10% das mulheres que o fazem, morrem em consequência das precárias condições nas quais os mesmos são realizados.
A cada 4 minutos uma mulher é vitima de algum tipo de agressão em distintas classes sociais.
São fatos como esses que fazem desse diz um dia de luta, para que a diferença biológica que distingue um homem de uma mulher não seja justificativa para a intolerância, a opressão, a desigualdade de direitos e diferentes formas de violência a que as mulheres são submetidas.


Autor (a) Simone Azevedo

MULHERES QUE FIZERAM A HISTÓRIA NA LITERATURA


MULHERES QUE FIZERAM A HISTÓRIA NA LITERATURA

 


O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma data muito importante, não apenas para as mulheres, mas para o mundo. Esta data marca mais de um século de movimentos pela emancipação das mulheres. Foi nesse dia, em 1857, que operárias fizeram marcha em Nova York por redução da jornada e igualdade salarial entre homens e mulheres. Parte dos relatos dá conta de que elas foram trancadas e queimadas após o movimento. Em 1917, na mesma data, trabalhadoras de Petrogrado fizeram greve às vésperas da Revolução Russa.

8 de março, portanto, é um dia que não pode ser passado em branco. E para homenagem as mulheres brasileiras, vamos falar um pouco sobre escritoras que fizeram história na nossa literatura.

A cearense Raquel de Queiroz foi uma tradutora, romancista, escritora e importante dramaturga brasileira. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. E em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa.

Cecília Meireles, carioca da Tijuca, é uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades. No ano de 1939, Cecília publicou o livro Viagem. A beleza das poesias trouxe-lhe um grande reconhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área de literatura. Com este livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.

Clarice Lispector, nascida Haia Pinkhasovna Lispector, foi uma escritora e jornalista brasileira, nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Em dezembro de 1943, publicou seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem, escrito quando tinha 19 anos. A obra de Clarice ultrapassa qualquer tentativa de classificação. A escritora e filósofa francesa Hélène Cixous vai ao ponto de dizer que há uma literatura brasileira A.C. (Antes da Clarice) e D.C. (Depois da Clarice).

A escritora Ruth Rocha é paulista e começou a escrever em 1967, para a revista Claudia, artigos sobre educação. Participou da criação da revista Recreio, da Editora Abril, onde teve suas primeiras histórias publicadas a partir de 1969. “Romeu e Julieta”, “Meu Amigo Ventinho”, “Catapimba e Sua Turma”, “O Dono da Bola”, “Teresinha e Gabriela” estão entre seus primeiros textos de ficção. Ainda na Abril, foi editora, redatora e diretora da Divisão de Infanto-Juvenis. Publicou seu primeiro livro, “Palavras Muitas Palavras”, em 1976, e desde então já teve mais de 130 títulos publicados, entre livros de ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. As histórias de Ruth Rocha estão espalhadas pelo mundo, traduzidas em mais de 25 idiomas.

MULHER - PARABÉNS PELO SEU DIA!

Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família

Mulher

Que ama incondicionalmente
Que se arruma se perfuma
Que vence o cansaço

Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
Amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!
Dedico a Você Amiga!

PARABENS....

PARABÉNS...




No mundo existem diversos tipos de mulheres. Existem as que curam com a força do seu amor e as que aliviam dores com a sua compaixão. Foram exemplos Irmã Dulce, na Bahia e Madre Tereza, na Índia. 




Existem mulheres que cantam o que a gente sente e as que escrevem o que a gente sente. 




Há muitas mulheres glamorosas, como o foi Lady Di e mulheres maravilhosas que deixam lições eternas, como Eunice Weaver e Madame Curie. 




Existem mulheres que fazem rir, e mulheres talentosas no Teatro, nas telas dos cinemas, nos palcos do Mundo. 




Entre tantos tipos de mulheres existem as que não são conhecidas ou famosas. 




Mulheres que deixam para trás tudo o que têm, em busca de uma vida nova. Lembramo-nos das nossas nordestinas e sua luta constante contra a adversidade, para que os filhos sobrevivam. 




Mulheres que todos os dias se encontram diante de um novo começo, que sofrem diante das injustiças das guerras e das perdas inexplicáveis, como a de um filho amado, pela tola disputa de um pedaço de terra, um território, um comando.

 


Mães amorosas que, mesmo sem terem pão, dão calor e oferecem os seios secos aos filhos famintos. 





Mulheres que se submetem a duras regras para viver. 





Mulheres que se perguntam todos os dias, ante a violência de que são vítimas, qual será o seu destino, o seu amanhã. 




Mulheres que trazem escritos nos sulcos da face, todos os dias de sua vida, em multiplicadas cicatrizes do tempo. Todas são mulheres especiais. 




Todas, mulheres tão bonitas quanto qualquer estrela, porque lutam todos os dias para fazer do mundo um lugar melhor para se viver. Entre essas, as que pegam dois ônibus para ir para o trabalho e mais dois para voltar. 


E quando chegam em casa, encontram um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome.




Mulheres que vão de madrugada para a fila a fim de garantir a matrícula do filho na escola. 




Mulheres empresárias que administram dezenas de funcionários de segunda a sexta e uma família todos os dias da semana. 




Mulheres que voltam do supermercado segurando várias sacolas, depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento.




Mulheres que levam e buscam os filhos na escola, levam os filhos para a cama, contam histórias, dão beijos e apagam a luz. 




Mulheres que lecionam em troca de um pequeno salário, que fazem serviço voluntário, que colhem uvas, que operam pacientes, que lavam a roupa, servem a mesa, cozinham o feijão e trabalham atrás de um balcão. 




Mulheres que criam filhos, sozinhas, que dão expediente de oito horas e ainda têm disposição para brincar com os pequenos e verificar se fizeram as lições da escola, antes de colocá-los na cama.

 


Mulheres que arrumam os armários colocam flores nos vasos, fecham a cortina para o sol não desbotar os móveis, mantém a geladeira cheia. 





Mulheres que sabem onde está cada coisa, o que cada filho sente e qual o melhor remédio para dor de cotovelo do adolescente. Podem se chamar Bruna, Carla, Teresa ou Maria. 




O nome não importa. O que importa é o adjetivo: MULHER. A tarefa da mulher é sempre a missão do amor, estendendo-se ao infinito. Tal tarefa pode ser executada no ninho doméstico, entre as paredes do lar, na empresa, na universidade, no envolvimento das ciências ou das artes. 




Onde quer que se encontre a mulher, ali se deverá encontrar o amor, um raio de luz, uma pétala de flor, um aconchego, um verso, uma canção.




UMA HOMENAGEM A TODAS AS MULHERES DO MEU BLOG!

PARABÉNS A NÓS!






CERCADA POR ELES...

MULHERES




As mulheres são como as árvores: elas fincam raízes no solo dos nossos corações, têm paciência e capricho com o próprio crescimento, seus braços são poderosos e, ao abraçá-las, nossos espíritos recebem renovadas energias.




Elas amam e cuidam dos seus frutos, mesmo sabendo que um dia o mundo os levará para longe.
Outras aquelas que não dão frutos, oferecem sua sombra àqueles que necessitam de descanso. 



Quando açoitadas por fortes ventos da vida, elas emanam o perfume da força, trazendo calma por mais assustadora que seja à noite.
Seus corações voam alto o suficiente para escutarem mais de perto os recados do céu.
Elas oxigenam as ruas das cidades, as avenidas, os acostamentos de estradas e as beiras de rios e até as matas. 



Elas entendem o canto dos passarinhos e, mais do que ninguém, valorizam e protegem seus ninhos.
Suportam melhor a solidão e as dificuldades da vida...
Elas nascem em maior número para que o verde da esperança jamais empalideça. 




Todas as mulheres são árvores... E que lindas florestas elas fazem.

Autor: Desconhecido