quarta-feira, 28 de outubro de 2015

MULHERES DA CIÊNCIA:


MULHERES DA CIÊNCIA: 15 MARAVILHOSAS QUE CONQUISTARAM O MUNDO DA CIÊNCIA


Março é o mês das mulheres. O dia 8, dia internacional delas, já passou, mas não podemos deixar de fazer homenagens a incríveis personalidades femininas que brilharam e ofuscaram qualquer homem no seu caminho pela ciência. Mais do que flores e chocolate, elas merecem é respeito, e um grande e sonoro agradecimento por suas contribuições importantes para o mundo.

Confira 15 Mulheres da Ciência


Marie Curie – Física


Mulheres da ciência



Essa não podia ficar de fora de uma lista como essa. Talvez a cientista mulher mais famosa que já existiu, Marie Curie foi uma física e química polonesa pioneira no estudo da radioatividade. É verdade que seu marido, Pierre Curie, a ajudou a descobrir o polônio e o rádio, mas foi ela que se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Física em 1903, e a primeira pessoa a ganhar dois Prêmio Nobel, com sua segunda conquista em Química, em 1911.


Rachel Carson – Bióloga Marinha


Mulheres da ciência



Rachel Louise Carson foi uma zoóloga, bióloga marinha e escritora americana. Em 1962, ela lançou o livro “Primavera Silenciosa”, que fala sobre o perigo de pesticidas, e é amplamente reconhecido como o principal impulsionador do movimento global sobre o meio ambiente.



Rosalind Franklin – Química

3


Rosalind Franklin foi uma biofísica britânica pioneira em biologia molecular. Usando a técnica da difração dos raios-X, ela descobriu a forma do helicoidal do DNA. Francis Crick e James Watson usaram seu trabalho para criar o modelo de DNA, em 1953.


Maxine Singer Bióloga Molecular

Mulheres da ciência


Maxine Singer é uma bióloga molecular americana que ajudou a desvendar os segredos do código genético, fomentando as discussões sobre ética na pesquisa em DNA e engenharia genética.


Lise Meitner – Física

5


Lise Meitner foi uma física austríaca (e mais tarde sueca) chamada de “Mãe da Bomba Atômica”. Ela estudou radioatividade e física nuclear, descobrindo a fissão nuclear ao lado de seu colega Otto Hahn. Ele ganhou o Prêmio Nobel por isso, ela não. O elemento 109, meitnério, é nomeado em sua homenagem.



Barbara McClintock – Citogeneticista

6


Barbara McClintock foi uma botânica americana, pioneira em genética e mundialmente reconhecida como citogeneticista. Recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1983, pela descoberta do fenômeno conhecido como transposição genética.


Rita Levi-Montalcini – Neurologista


7


Rita Levi-Montalcini foi uma neurologista italiana que ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1986, junto com seu colega Stanley Cohen, por sua descoberta dos fatores de crescimento dos nervos.



Jane Goodall – Primatóloga


8


Jane Goodall é uma primatóloga, etóloga e antropóloga britânica, além de Mensageira da Paz das Nações Unidas, que estudou a vida social e familiar dos chimpanzés na Tanzânia ao longo de 40 anos, transformando nosso entendimento do comportamento primata.



Maria Mitchell – Astrônoma


Mulheres da ciência


Maria Mitchell foi uma astrônoma americana conhecida internacionalmente pela descoberta, em 1847, do cometa mais tarde nomeado em sua homenagem, “Miss Mitchell’s Comet”, através de um telescópio. Ela se tornou a primeira mulher membro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos.



Jocelyn Bell Burnell – Astrofísica


Chilbolton LOFAR facility opening


Susan Jocelyn Bell Burnell é uma astrofísica da Irlanda do Norte que descobriu o primeiro pulsar (estrela de nêutron) durante seu doutorado na Universidade de Cambridge. Apesar de ter observado os primeiros quatro pulsares encontrados no universo, ela não fez parte do time que ganhou o Prêmio Nobel pela descoberta.

Shirley Ann Jackson – Física

11


Shirley Ann Jackson é uma física teórica americana que trabalhou para o Bell Laboratories e ajudou a tornar a identificação de chamadas e a chamada em espera possíveis. Ela também se tornou a primeira mulher afro-americana a concluir seu doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (o MIT, nos EUA).



Mae Jemison – Astronauta


12


Mae Carol Jemison é uma médica e ex-astronauta americana que participou da missão STS-47 a bordo do ônibus espacial Endeavour em 1992, se tornando a primeira mulher astronauta de origem africana a ir ao espaço. Depois de deixar a NASA, ela trabalhou na interação das ciências sociais com a tecnologia.


Johanna Döbereiner – Engenheira Agrônoma

13



Naturalizada brasileira, formou-se em engenharia agronômica pela Universidade de Munique em 1950 e poucos meses depois veio para o Brasil, onde foi contratada pelo então Instituto de Ecologia e Experimentação Agrícola, atual Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia da Embrapa. Reconhecida internacionalmente, suas pesquisas foram fundamentais para que o Brasil desenvolvesse o Proálcool e se tornasse o segundo produtor mundial de soja, poupando ao país um gasto anual próximo a 1,5 bilhões de dólares (mais de R$ 3 bi). Seu trabalho com fixação biológica do nitrogênio permitiu que milhares de pessoas consumissem alimentos mais baratos e saudáveis e lhe valeu a indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 1997.



Graziela Maciel Barroso – Botânica

14


Graziela Maciel Barroso foi uma naturalista brasileira, considerada “primeira dama da Botânica no Brasil”, por ter sido a primeira mulher a concluir um curso de graduação nesta área no país. Respeitada internacionalmente, é uma referência na área de sistemática de plantas, um ramo da botânica dedicado a descobrir, descrever e interpretar os diversos tipos de vegetais. Responsável pela catalogação de vegetais das diferentes regiões do Brasil, ela tem cerca de 25 plantas batizadas com seu nome.


Nise da Silveira – Psiquiatra


15


Nise da Silveira foi uma renomada psiquiatra brasileira, aluna de Carl Jung, que se manifestou radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia. Sua pesquisa em terapia ocupacional e o entendimento do processo psiquiátrico através das imagens do inconsciente deram origem a diversas exibições, filmes, documentários, audiovisuais, cursos, simpósios, publicações e conferências. 


Bônus: Ada Lovelace


Ada_lovelace-615-600x331

Ela só tinha 17 quando conheceu Charles Babbage, um matemático que estava desenvolvendo uma máquina analítica de cálculo geral, reconhecida como um precursor do moderno computador. Ela foi apresentada a ele por uma outra cientista, famosa em sua época, a matemática Mary Somerville, que orientou Ada durante sua vida relativamente curta.

Ada passou a se corresponder com Babbage e a estudar seu projeto, sendo descrita por ele como “a encantadora de números”. Impressionado com as habilidades de Ada, Babbage a convidou para traduzir uma peça escrita em italiano por Luigi Menabrea descrevendo o “motor analítico”, de modo que pudesse ser publicada na Inglaterra.

Em 1842, ela não só traduziu o artigo sobre o funcionamento da máquina analítica (também chamado de computador mecânico), como acrescentou notas à tradução que eram mais longas do que o texto em si. A última seção das anotações descreve o que é considerado o primeiro programa de computador da história: um algoritmo para calcular números de Bernoulli. No artigo, ela também especulou sobre a futura capacidade da máquina de criar gráficos e música complexa.

Ada escreveu o que hoje se considera o primeiro algoritmo para ser interpretado por uma máquina. O algoritmo teria funcionado se a máquina de Babbage tivesse sido realmente construída, mas o projeto só foi concluído em 2002, pelo Museu da História do Computador, em Londres (Reino Unido).


Mais detalhes sobre a sua vida em nosso artigo Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo.


Fonte: http://hypescience.com/mulheres-da-ciencia/

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

INSÔNIA?

Insônia? Receitas de Chás Naturais



Seja qual for o motivo para perder o sono, existem muitas ervas medicinais que podem ajudar a relaxar antes de ir para a cama, conseguindo um bom efeito calmante e capazes de proporcionar uma noite de sono revigorante!
  Veja quais as ervas calmantes mais usadas e aprenda a prepará-las em forma de chás
  • CAMOMILA: é uma das mais conhecidas receitas para acalmar. Deve ser consumida em infusão.
  • MELISSA ou CAPIM CIDREIRA: também é excelente relaxante e calmante, preparo em infusão.
  • CAPIM LIMÃO: conhecido como um ótimo relaxante natural, pode ser feito em infusão ou deccoção (ferve-se a água com as folhas).
  • ERVA-DE-SÃO-JOÃO: é um antidepressivo e calmante natural, também deve ser preparado em infusão.
  • ENDRO: fazer um chá com suas sementes e beber até quatro vezes ao dia;
  • FLORES DE TANGERINA: fazer a decocção das flores da árvore de tangerina (2 colheres de sopa das flores) em uma xícara de água e beber antes de deitar.
  • Prepare um chá de: uma folha de alface e algumas cascas de maçã em uma xícara de água fervente e deixe amornar, adoçando se preferir.
Veja alguns possíveis fatores causadores de insônia
  • ansiedade;
  • depressão;
  • efeito colateral de medicamentos, como para hipertensão, alergia,etc.
  • estresse;
  • uso de cafeína, álcool e nicotina;
  • problemas de saúde como: problemas respiratórios, refluxo, hipertireoidismo; dores crônicas, entre outras que podem afetar o sono;
  • sono desregulado por maus hábitos: dormir demais fora de hora, praticar alguma atividade estimulante antes de ir para a cama, usar a cama para fazer outras atividades que não sejam as esperadas;
  • afligir-se pensando na insônia, no fato de não dormir e tentar forçar o sono, esse esforço mental pode afastar ainda mais a chegada do relaxamento para o sono;
  • ao envelhecerem, as pessoas sofrem alterações no sono.

LEIA TAMBÉM
Recomendações
Algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater a insônia, mesmo quando ela for crônica:
* Limite o consumo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc. Até a cafeína usada como ingrediente de alguns alimentos pode prejudicar o sono das pessoas mais sensíveis;
* Converse com seu médico sobre os remédios que esteja usando. Certos medicamentos descongestionantes podem ser tão estimulantes quanto a cafeína;
* Exercite-se regularmente, mas não perto da hora de dormir. Atividade física regular é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor. No entanto, a prática de exercícios vigorosos à noite pode atrapalhar o sono;
* Estabeleça uma rotina para seu horário de dormir e de despertar. O relógio biológico responde melhor se habituado a horários regulares. Mesmo nos finais de semana, tente manter o esquema estabelecido para os dias úteis;
* Procure relaxar antes de ir para cama. Ouça música, leia um pouco, converse, assista a um filme. Lembre-se de que, depois de uma noite de sono reparador, as soluções para os problemas podem fluir melhor. Se nada disso resolver, vale a pena buscar ajuda profissional;
* Use técnicas de relaxamento. Progressivamente contraia e relaxe todos os músculos do corpo, começando pelos dedos dos pés e terminando na face. Massageie suavemente o couro cabeludo. Tente visualizar uma cena ou paisagem que lhe traga satisfação;
* Tome um banho morno. Deixe a água escorrer pelo corpo durante algum tempo, pois isso ajuda a relaxar os músculos tensos;
* Tome um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono;
* Experimente ingerir chás à base de ervas como camomila, erva-doce, erva-cidreira, etc. Eles têm sido usados há séculos por pessoas que garantem sua ação relaxante;
* Certifique-se de que não há claridade no quarto e a temperatura é agradável. Mesmo pouca luz pode atrapalhar o sono de algumas pessoas.
* Use protetores nos ouvidos, se o barulho incomoda e não há como eliminá-lo;
* Escolha o colchão adequado para seu peso e altura. Colchões muito macios ou muito duros são contra-indicados;
* Reserve a cama somente para dormir e para relações íntimas. Evite ler, ver TV, trabalhar e conversar no quarto;
* Relações sexuais são relaxantes. Após o orgasmo, as pessoas tendem a ficar sonolentas;
* Levante-se, se não conseguiu dormir depois de trinta minutos deitado. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade, a irritação e, conseqüentemente, a insônia. Procure distrair-se com alguma atividade tranquila e depois, mais cansado, volte para a cama e tente dormir. Repita o esquema, se necessário. Usando essa técnica, muitas pessoas conseguem reverter o processo.
Advertência
Insônia crônica requer avaliação profissional. É indispensável descobrir o que está causando essa dificuldade para dormir, pois a ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental dos indivíduos. Por isso, não é à toa que torturadores impedem que o acusado durma quando querem arrancar deles uma confissão.

FONTE: http://receitasnaturais.com.br/insonia-receitas-de-chas-naturais/

POR QUE OS MEUS RELACIONAMENTOS NÃO DÃO CERTO? SOU UM DEDO PODRE?



Já ouvi muitas amigas dizerem que nunca ficam com o cara certo... Sempre acham homens ruins para relacionar-se. Mas, o que será que acontece com elas? 

Popularmente diz-se da mulher que não consegue escolher bons pretendentes amorosos que ela possui um dedo podre. Será?

Essa é uma queixa muito comum nas rodas de mulheres, no entanto, ao contrário do que se imagina o problema está muito mais ligado à psicologia do que a sorte, nesse artigo irei explicar os motivos.

POR QUE EU SÓ ESCOLHO O CARA ERRADO?

Existem algumas razões que levam uma mulher a sempre se relacionar com homens “complicados”:

  1. Fazer escolhas superficiais
  2. Repetir padrões
  3. Baixa autoestima
  4. Histórico de família
MULHER PENSATIVA

1.   Escolhas superficiais: o que toda mulher quer?Existem certas características masculinas que são atraentes para nós mulheres...não é?! Porém, escolher um namorado baseado só nelas pode ser justamente o que está dificultando a sua vida.


O bonitão: é inegável que uma boa aparência é algo extremamente atraente. No entanto o bonitão tal como o narciso do mito, pode estar muito mais enamorado de si próprio do que preocupado com a felicidade da sua companheira.

O que tem pegada: um homem que não esconde o seu desejo e tem uma abordagem agressiva na hora da conquista mexe com vaidade da maioria de nós mulheres e também desperta o nosso interesse. Infelizmente essa característica tão requisitada é comum em caras egoístas. A preocupação em satisfazer a si mesmo e o desinteresse pela opinião dos outros resultam nessa aparência de “vontade insaciável”.

O homem seguro de si: por mais que a nossa sociedade tenha mudado, a mulher de hoje continua procurando no homem alguém que lhe dê a segurança que ela não possui em si.  Ainda que você realmente encontre esse sujeito o ideal é que a sua confiança venha de si mesma e não de outra pessoa. Além disso, inicialmente é difícil distinguir entre uma pessoa confiante que sabe o que está fazendo e uma pessoa inconsequente que não pensa no futuro.

2.   Repetindo padrões

Lembro-me de uma conhecida que me disse: “Tenho um destino terrível! Todos os homens com os quais me relacionei eram alcoólatras” minha pergunta foi: “Conheceu todos eles em bares ou em locais em que havia muita bebida alcoólica?”, é claro que a resposta dela foi sim... Se você continuar repetindo as mesmas atitudes irá obter sempre os mesmos resultados. Isso é um fato!
Uma característica comum às ditas mulheres de “dedo podre” é justamente o fato delas se relacionarem sempre com o mesmo tipo de homem. É possível que isso esteja ligado a questões subjetivas e conflitos edípicos. Se for o caso procure um analista. Porém se for capaz de resistir tente se relacionar com pessoas de estilo diferente.

Você está cansada de ficar com homens que não te valorizam? Está com a sensação de que nunca vai achar o “homem certo”? Veja este livro: O GUIA DO MÉTODO DO RESPEITO. Ele desvenda para nós mulheres segredos sobre os homens que não imaginamos e que nos ajuda a conseguir as rédeas da nossa vida amorosa.

3.   Baixa autoestima e um pouco de masoquismo

Quando uma pessoa não se gosta ela passa a acreditar que não é merecedora de afeto ou de felicidade. Pode parecer incrível, mas existem pessoas que se sentem mal quando se vêem em um ambiente feliz onde elas são amadas. Quando se encontram nessa situação, pessoas assim começam a sabotar tudo de forma inconsciente. Outro fato curioso é que quando alguém não se ama ela rejeita a ideia de que outro possa lhe amar
Então enquanto você não aprender a gostar de si mesma estará presa ao desamor.  

4.   Histórico de família

Sem querer, ás vezes tendermos a reproduzir os atos dos nossos pais. As pessoas tendem a repetir nas suas vidas aquilo que viram durante a infância: traições, brigas ciúme, etc. Se a vida dos seus pais foi assim existe a tendência de que você reproduza isso na sua vida. Espere um pouco! Eu disse “tendência” isso não é uma regra ou uma maldição é apenas um ciclo vicioso que você pode quebrar quando começar a se tornar consciente das suas escolhas.  

Quando o problema é com você

 Nem sempre se pode culpar ao outro pelos problemas na relação. Existem algumas atitudes de nós mulheres que podem acabar com qualquer relacionamento, como por exemplo, ciúmes excessivo e desejar ter o controle de tudo.

COMO DEIXAR DE SER DEDO PODRE:


Reflita sobre esse problema no passado: Lembre sobre qual tipo de homem já se relacionou e por que deu errado. Não repita os mesmos erros.

Antes só que má acompanhada: Se apegar ao primeiro que aparecer só por que se está carente não é um bom negócio. Caso se sentir solitária experimente procurar pelos amigos ou pela família, mas evite entrar em uma furada. 

Trabalhe a autoestima: Para ser feliz em qualquer área da vida estar bem com si própria é sempre fundamental! 

 Não seja escolhida, escolha!: Não espere que os homens cheguem até você, vá atrás daqueles dos quais gostar. 

Saiba quem é você e o que deseja: Busque entender as suas necessidades e anseios, fica impossível encontrar aquilo que não se sabe o que é.

Não fantasie seu sapo de príncipe: Não seja do tipo de mulher que não enxerga os defeitos do companheiro: se ele que não quer compromisso, se dá preferência aos amigos, se não atende as suas necessidades, não vai adiantar fingir que não percebe. 

Não tente agradar aos outros: Escolher alguém só por que acha que a sua família vai aprovar ou por que vai impressionar as suas amigas é um indicio de que você não é madura. A única pessoa que precisa gostar do seu namorado é você mesma. 

Procure um profissional: Por traz desse problema podem existir inúmeros conflitos emocionais por isso talvez seja necessária a intervenção de um (a) psicólogo (a).

        Está cansada de ser um dedo podre? Quer ter mais controle sobre os homens? Então, conheça as 4 maneiras para você ter mais controle sobre os homens.

        Lembre-se sempre: você tem que ser feliz no seu relacionamento!

CRÉDITOS À: https://plus.google.com/u/0/102586302902078164965/posts