segunda-feira, 7 de março de 2016

CARTA ÀS MULHERES - MINHA HOMENAGEM A TODAS NÓS!!

O Ser Mais Misterioso que Deus Fez, 
A MULHER.


Sou pessoa de dentro pra fora. 
Minha beleza está na minha essência e no meu caráter. 
Acredito em sonhos, não em utopia. 

Mas quando sonho, sonho alto. 
Estou aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente.
Sou isso hoje...

Amanhã, já me reinventei.
Reinvento-me sempre que a vida pede um pouco mais de mim.

Sou complexa, sou mistura, sou mulher com cara de menina... E vice-versa. 
Me perco, me procuro e me acho. 

E quando necessário, enlouqueço e deixo rolar...
Não me dou pela metade, não sou tua meio amiga nem teu quase amor. 

Ou sou tudo ou sou nada. 
Não suporto meio termos. 
Sou boba, mas não sou burra. 
Ingênua, mas não santa. 
Sou pessoa de riso fácil... e choro também!




As Lindas Mulheres...
Deus as Fez Assim...
Cheias de Graça e Sorriso.

O Diabo nos odeia!





O Poder estar em Nós,
É só saber usar!
Temos até o Poder de dar à luz!!!




A Bonita

Certo dia parei para observar as mulheres... e só pude concluir uma coisa: elas não são humanas. 
Já viram como as mulheres conversam com os olhos? 
Elas conseguem pedir uma a outra para mudar de assunto com apenas um olhar. 
Elas fazem um comentário sarcástico com outro olhar. 
E apontam uma terceira pessoa com outro olhar. 
Quantos tipos de olhar existem… elas conhecem todos. 
Parece que frequentam escolas diferentes das que frequentam os homens. A Bonita
E é com um desses milhões de olhares que elas enfeitiçam os homens... En-fei-ti-çam!
Desconhecido







LINDA MULHER


A MAIS PURA VERDADE...


A medida que envelheço e convivo com outras, valorizo mais ainda as mulheres que estão acima dos 30. Elas não se importam com o que você pensa, mas se dispõem de coração se você tiver a intenção de conversar. Se ela não quer assistir ao jogo de futebol na TV, não fica à sua volta resmungando, vai fazer alguma coisa que queira fazer...


E geralmente é alguma coisa bem mais interessante. Ela se conhece o suficiente para saber quem é, o que quer e quem quer. Elas não ficam com quem não confiam. Mulheres se tornam psicanalistas quando envelhecem.



Você nunca precisa confessar seus pecados... elas sempre sabem... Ficam lindas quando usam batom vermelho. O mesmo não acontece com mulheres mais jovens... Mulheres mais velhas são diretas e honestas. 



Elas te dirão na cara se você for um idiota, caso esteja agindo como um!



Você nunca precisa se preocupar onde se encaixa na vida dela. Basta agir como homem e o resto deixe que ela faça... Sim, nós admiramos as mulheres com mais de 30 anos! Infelizmente isto não é recíproco, pois para cada mulher com mais de 30 anos, estonteante, bonita, bem apanhada e sexy, existe um careca, pançudo em bermudões amarelos bancando o bobo para uma garota de 19 anos...



Senhoras, eu peço desculpas! Para todos os homens que dizem: "Por que comprar a vaca, se você pode beber o leite de graça?", aqui está a novidade para vocês: Hoje em dia 80% das mulheres são contra o casamento e sabem por quê?


"Porque as mulheres perceberam que não vale a pena comprar um porco inteiro só para ter uma linguiça!". Nada mais justo!






A Bonita - Marta de Oliveira

Maria Valda

Érica, Minha Vizinha..

Carta às mulheres é uma carta aberta que o Papa João Paulo II publicou dirigida às mulheres do mundo inteiro, por ocasião da IV Conferência Mundial sobre a Mulher em Pequim, em 29 de junho de 1995.


Minha Amiga Leoa - Te Amo Amiga...

Neste documento o papa felicita a ONU pela iniciativa e afirma que a Igreja também se propõe oferecer a sua contribuição para a defesa da dignidade e dos direitos das mulheres, não só através da colaboração da Delegação da Santa Sé nos trabalhos da conferência, como também falando diretamente ao coração e às mentes de todas as mulheres.

Pastora, Rita e Pastora Maria Valda


Na carta o seu autor propõe deter-se sobre o tema da dignidade e dos direitos das mulheres, considerados à luz da Palavra de Deus. Afirma que o ponto de partida deste diálogo não pode ser outro senão um obrigado. O agradecimento a Deus pela vocação e missão da mulher no mundo, torna-se assim um obrigado concreto a cada mulher pelo que tem representado na existência da humanidade.




Nós Amigas... A Tigresa e a Leoa.  rsrsrsrsrsrs


Assim, o Papa apresenta o seu obrigado, a sua gratidão à mulher-mãe, à mulher-esposamulher-filhamulher-irmã,mulher trabalhadoramulher-consagrada, e à mulher, pelo simples facto de ser mulher.


Nós: Eu e Ela...

Olha Elas aí: Rozeane e Clara Maria - Mulheres Poderosas...

Lembra que a mulher ao longo da história muitas vezes foi ignorada na sua dignidade, deturpada nas suas prerrogativas, marginalizada e mesmo reduzida à escravidão. O tema da libertação das mulheres tem uma mensagem atual permanente que brota da atitude mesma de Cristo. Diz que há necessidade de conseguir uma igualdade social e jurídica efetiva de direitos e de tudo quanto diz respeito aos direitos e deveres de cidadania num regime democrático. Considera que neste campo a presença social da mulher determinará uma maior humanização dos sistemas com vistas à civilização do amor.


A Mais Linda Filha.... 

Faz o texto a condenação da violência sexual, da cultura hedonista e mercantilista que promover a exploração sistemática da sexualidade e faz um apelo aos Estados e organismos internacionais para que se faça o que for preciso para devolver à mulher o pleno respeito da sua dignidade e do seu papel.



A Bonita


O fundamento antropológico da dignidade da mulher é identificado, sobretudo na Palavra de Deus. A realização do humano só ocorre mediante a complementariedade do feminino e do masculino. A esta unidade de dois Deus confiou à procriação e a vida da família e mesmo a construção da própria história.





Quanto “ao gênio feminino”, afirma a Carta que a Igreja vê na Virgem Maria a sua máxima expressão. Ao se colocar a serviço de Deus, Maria colocou-se a serviço da humanidade. Assim, "o seu reinado é serviço e o seu serviço é reinar."


Parece uma Santa...


O documento lembra Santa Catarina de Sena e Santa Teresa de ÁvilaDoutoras da Igreja, título conferido pelo Papa Paulo VI, e muitas mulheres que ao longo de dois mil anos de história da Igreja deixaram uma herança benéfica, e relembra a série mártires, santas e místicas da Igreja.


Conclui desejando que se ponha em evidência a verdade plena sobre a mulher.


Minha Hezir, conhece deste o Ventre da Mãe dela... Embalei muito ela na rede..







Minha Homenagem a todas MULHERES!
E quando Tudo parecia ter terminado no Paraíso,
Faltava alguém:

A MULHER!

Graças a Deus, Ele me fez uma DELAS!!

Sou a Mulher: MARIA VALDA



HISTÓRIA DAS MULHERES


História das Mulheres



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Mulher na história)

Suffragettes lutando pelo seu direito de voto em 1912, Nova Iorque.
História das mulheres é o estudo do papel que as mulheres têm desempenhado na história e os métodos necessários para fazê-lo. Ele inclui o estudo da história do crescimento dos direitos da mulher ao longo da história, o exame de grupos de mulheres de importância histórica individual e o sentido que os acontecimentos históricos tiveram sobre as mulheres. Inerente ao estudo da história das mulheres é a crença de que os arquivos mais tradicionais da história minimizam ou ignoram as contribuições das mulheres e o efeito que tiveram sobre as mulheres como um todo; a este respeito, a história das mulheres é muitas vezes uma forma de revisionismo histórico, buscando desafiar ou ampliar o consenso histórico tradicional.

Os principais centros de estudos têm sido os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, onde a segunda onda de historiadoras feministas, influenciadas pelas novas abordagens promovidas pela história social, lideraram o caminho. Como ativistas na libertação das mulheres, discutir e analisar a opressão e desigualdades que experimentaram como mulheres, elas acreditavam ser imperativo aprender sobre as vidas de suas antepassadas — e encontraram poucos estudos impressos. A história foi escrita principalmente por homens e sobre as atividades dos homens na esfera pública — guerra, política, diplomacia e administração. As mulheres são geralmente excluídas e, quando indicadas, são geralmente retratadas em papéis de gênero estereotipados, como esposas, mães, filhas e amantes. O estudo da história é carregado de valor em relação ao que é considerado historicamente "digno".[1] Outros aspectos desta área de estudo é a diferença na vida das mulheres causadas por raça, posição econômica, condição social e vários outros aspectos do sociedade.[2]

Regiões

Europa

As mudanças vieram nos séculos 19 e 20; por exemplo, foi dado às mulheres o direito a remuneração igual por lei. As mulheres tradicionalmente cuidavam da casa, davam a luz e criavam os filhos, eram enfermeiras, mães, esposas, vizinhas, amigas e professoras. Durante os períodos de guerra, as mulheres foram convocadas para o mercado de trabalho para realizar trabalhos que tinham sido tradicionalmente restritos aos homens. Após as guerras, elas invariavelmente perderam seus empregos na indústria e tiveram que voltar para papéis domésticos e de serviços.

Na Irlanda estudos sobre mulheres e relações de gênero de forma mais geral, eram raros antes de 1990; agora são lugar-comum com cerca de 3000 livros e artigos impressos.[3]
O interesse pelo estudo da história das mulheres na Europa Oriental tem sido adiado.[4] A resistência institucional continua, como evidenciado pela falta de cursos de graduação ou pós-graduação dedicados à história das mulheres e gênero nas universidades húngaras.[5]

França

Historiadores franceses têm tomado uma abordagem única: há extenso material de estudo sobre a história das mulheres e gênero, apesar da falta de mulheres e programas de estudo de gênero ou departamentos em nível universitário. Mas abordagens utilizadas por outros acadêmicos na pesquisa de histórias sociais generalizadas tem sido aplicadas ao campo da história das mulheres também. O alto nível de pesquisa e publicação sobre as mulheres e a história de gênero é devido ao alto interesse no seio da sociedade francesa. A discriminação estrutural na academia contra o assunto da história do gênero em França está mudando devido ao aumento dos estudos internacionais após a formação da União Europeia e mais estudiosos franceses buscando consultas fora da Europa.[6]

No Antigo Regime na França, poucas mulheres mantinham qualquer poder formal; apenas algumas rainhas assim como chefes de conventos católicos. No Iluminismo, os escritos do filósofo Jean Jacques Rousseau forneceream um programa político para a reforma do ancien régime, fundada sobre uma reforma dos costumes nacionais. A concepção das relações entre as esferas públicas e privadas de Rousseau é mais unificada do que a encontrada na sociologia moderna. Rousseau argumentou que o papel doméstico das mulheres é uma condição prévia estrutural para uma sociedade "moderna".[7]

Alemanha

Antes do século 19, as mulheres jovens viviam sob a autoridade econômica e disciplinar de seus pais até que eles se casassem e passassem para o controle de seus maridos. A fim de garantir uma união satisfatória,era preciso que a mulher reunissem um dote substancial. Nas famílias mais ricas, filhas recebiam o dote de suas famílias, ao passo que as mulheres mais pobres precisavam trabalhar a fim de poupar seus salários e melhorar as suas chances em se casar. Sob as leis alemãs, as mulheres tinham direitos à propriedade de seus dotes e heranças, um benefício valioso já que as altas taxas de mortalidade resultavam em casamentos sucessivos. Antes de 1789, a maioria das mulheres viviam confinadas a esfera privada da sociedade, em casa.

A Idade da Razão não trouxe muito mais para as mulheres: homens, incluindo aficionados do Iluminismo, acreditava que as mulheres eram naturalmente destinadas a serem principalmente esposas e mães. Dentro das classes educadas, havia a crença de que as mulheres precisavam ser suficientemente educadas para ser interlocutoras inteligentes e agradáveis ​​para seus maridos. No entanto, as mulheres de classe baixa eram esperadas ser economicamente produtivas, a fim de ajudar seus maridos em cobrir as despesas.[8]

No Estado alemão recém-fundada em 1871, as mulheres de todas as classes sociais eram politicamente e socialmente desprivilegiadas. O código de respeitabilidade social, confinava a classe alta e as mulheres burguesas à suas casas. Elas eram consideradas socialmente e economicamente inferiores aos seus maridos. As mulheres solteiras eram ridicularizadas e aqueles que queriam evitar a decadência social poderia trabalhar como governantas não remuneradas que vivem com parentes; sa mais capazes poderiam trabalhar como governantas ou se tornar freiras.

Rússia

Durante a era soviética, o feminismo foi desenvolvido juntamente com ideais de igualdade, mas na prática e em arranjos domésticos, os homens muitas vezes dominavam.[9] [10]

Ásia


China

Os trabalhos publicados geralmente tratam de com as mulheres foram participantes visíveis na revolução, como o emprego foi o veículo para a libertação das mulheres, oconfucionismo e o conceito cultural da família como fonte de opressão das mulheres. Enquanto rituais de casamento rurais, como preço da noiva e dote têm permanecido da mesma em forma, a sua função mudou. Isso reflete o declínio da família extensa e do crescimento da agência das mulheres na transação de casamento.[11] Em recente pesquisas na China, o conceito de gênero produziu novos conhecimentos em inglês e chinês.[12]

Definições do Campo de Estudo


A História das mulheres é um campo de estudo da História que produz uma crítica à visão da história dominante, predominantemente masculina, que, criada nessas condições, reflete uma diferença social[13] .
Desde o início da escrita da história as relações entre seres humanos na sociedade são desiguais. A escrita da história, desde seu início, foi feita por homens, registrando grandes fatos historiográficos que são os grandes acontecimentos realizados pelos homens ou, caso englobe um fato realizado por uma mulher, ainda essa é, na maioria das vezes, contada por eles.

Assim, vê-se que não existiu uma história do ser humano no geral, mas sim, uma história focada em um dos gêneros[14] . A reviravolta feminista do século XX começou a contestar isso[15] , e as mulheres começaram não somente a adentrar na história como sujeito e como centros de questões particulares, bem como aumentaram, também, a sua participação na escrita da história, criando assim a categoria de estudo “mulher[16] .

Entretanto, a própria categoria “mulher” sofreu críticas porque essa identidade única, diferenciada de “homem”, não seria suficiente para representar todas as diferenças entre as mulheres, expressar as necessidades e os mais diversos direitos da mulher, pois as elas estão inseridas em diferentes formas de opressão[17] .

Uma linha de trabalhos acadêmicos passou a incluir na narrativa da história universal a presença das mulheres levando em conta as vivências comuns, lutas e resistências[18] .

A palavra “gênero” foi utilizada por Robert Stoller em 1968 para designar uma identidade sexual que vai além da biológica [19] . No movimento feminista a palavra “gênero” era utilizada nos debates para discutir a subordinação das mulheres pelos homens[20] [21] . Para Joan Scott, "gênero é a organização social da diferença sexual"[22] .

Pré-História e História Antiga


A pré-história é caracterizada justamente pela inexistência de documentos escritos. Por isso, não se sabe ao certo o papel da mulher no período pré-histórico. O que sabe-se é que a figura feminina tinha um enorme peso nas sociedades de todo o mundo. Não eram sociedades matriarcais, e sim matricêntricas, pois a mulher não dominava, mas as sociedades eram centradas nela por causa da fertilidade.

A Estatueta de Vênus, Vênus de Brassempouy, encontrada em Brassempouy.
As civilizações antigas (ElamCretaSuméria, .EgitoBabilôniaGréciaRoma, entre outras) foram amplas[23] em cultuar a mulher e a feminilidade nas figuras de diversas deusas (horaseríniasmoirasmusas). As mulheres também se destacaram no mundo clássico como sacerdotisas (Diotima de MantineiaTemistocleia) sábias, filósofas, matemáticas (Hipátia de AlexandriaTeano,Damo), pitonisas (Pítia), ou na tradição lendária, como guerreiras (as amazonas).

A Mulher e a Família em Roma

A civilização romana prezava o casamento e a família como uma das instituições centrais da vida social e, em torno dela, foram estabelecidas as três virtudes romanas: a gravitas, que era o sentido de responsabilidade; a pietas, que configurava a obediência à autoridade; e a simplicitas, que impedia que os romanos fossem guiados pela emoção, mantendo sempre a razão. A religião e o culto aos deuses era o lastro desta instituição, cujo poder, "de vida e morte", era exercido exclusivamente pelo pai sobre os filhos, os escravos e (em alguns casos) sobre a mulher. Este poder ou pater familias tem origem no patriarcado hebreu que pela primeira vez na história denominou de pai ou Deus à Deusa Mãe e com isso centralizou o culto e a religião na figura masculina. Os valores cultivados na família romana levaram à valorização da mulher que a despeito de obedecer o (pater) marido, era vista como um alicerce fundamental e o trabalho doméstico como uma virtude.[24] Mais tarde, no século I a.C., a flexibilização das leis garantiu maior liberdade à mulher e maior participação na vida pública.[25]

Idade Média

Mulheres na Idade Média

Ícone bizantino deNossa Senhora do Perpétuo Socorro; a civilização bizantina venerava Maria.
Estátua da deusa egípciaÍsisamamentandoHórus (Museu do Louvre); a imagem inspirou as de Nossa Senhora com o menino Jesus, já presentes na cristandade medieval. [26]
Durante a Idade Média as mulheres tinham acesso a grande parte das profissões, assim como o direito à propriedade. Também era comum assumirem a chefia da família quando se tornavam viúvas. Há também registros de mulheres que estudaram nas universidades da época,[27] porém em número muito inferior aos homens. Mulheres como Hilda de Whitby, que no século VII fundou sete mosteiros e conventos, incluindo a Abadia de Whitby; a religiosa alemã Rosvita de Gandersheim, autora de dezenas de peças de teatro; e similarmente, também na Alemanha, a prolífica religiosa Hildegarda de BingenAna Comnena fundou em 1083 uma escola de medicina onde lecionou por vários anos; a rainha Leonor, Duquesa da Aquitânia, exerceu relevante papel político na Inglaterra e fundou instituições religiosas e educadoras. No mundo Islâmico, entre os séculos VIII e IX conhecem a glória: religiosas, eruditas, teólogas, poetisas e juristas, rainhas.[28]



Política

A mulher medieval trabalhou e estudou, fundou conventos e mosteiros, lecionou e também governou.[29] Recebeu uma educação moral, prática (técnica) e intelectual, que lhe permitiu desempenhar um papel social de colaboradora do marido, seja na agricultura, no comércio ou na administração de um feudo. Um governo que se estendeu do âmbito privado ao público: quando morria o marido era ela quem assumia a administração do negócio. Como governantes, Branca de CastelaAnne de BeaujeuMatilde II de Bolonha, que reina na Toscana e na Emília durante meio século, institui-se protetora da Santa Sé e combateu Henrique IV, obrigando-o a ajoelhar-se diante deGregório VII. Em todos os grandes feudos, num momento ou outro, as mulheres reinaram: entre 1160 e 1261 sete mulheres se sucederam no condado deBoulogne. Ícone medieval, Joana D´Arc, jovem chefe guerreira, conquista oito cidades em três meses e apesar de ferida continua a combater.[29]


Literatura

A escritora italiana Christine de Pizan (1364 - 1430), autora do livro A Cidade das Mulheres defende na obra que há igualdade por natureza entre os sexos, pode ser considerada uma das primeiras feministas por apresentar um discurso a favor da igualdade entre os sexos, defendendo, por exemplo, uma educação idêntica a meninas e meninos.

Bibliografia

  • DAVIS, Natalie. Women's History in Transition: the European case. Feminist Studies, v.3, n3/4, 1976, p83-103.
  • DEL PRIORE, Mary. Ao sul do corpo: condição feminina, maternidade e mentalidades no Brasil Colônia. Rio de Janeiro: José Olympio, Edunb, 1993.
  • DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Quotidiano e poder em São Paulo o século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1984.
  • LAQUEUR, Thomas. La construcción Del sexo: cuerpo y género desde los griegos hasta Freud. Madrid: Cátedra, 1994.
  • LEITE, Miriam Moreira.(Org.) A condição feminina no Rio de Janeiro, século XIX: antologia de textos de visitantes estrangeiros. São Paulo: HUCITEC, Fundação Nacional Pró-Memória, 1984.
  • MEAD, Margaret. Male and female: a study of the sexes in a changing world. New York: Morrow, 1949.
  • MICHEL, Andrée. O feminismo: uma abordagem histórica. Rio de Janeiro: Zahar, 1982, p.78.
  • NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Revista Estudos, v.8, n.2, p.9-41, 2000.
  • PEDRO, Joana Maria. Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica.
  • PERROT, Michelle. As mulheres e a história. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
  • PERROT, Michelle. História das mulheres no Ocidente (O século XX), v.5. Porto: Afrontamento; São Paulo: Ebradil, 1995, p.68.
  • RAGO, Luzia Margareth. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar, Brasil 1890-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
  • SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria de análise histórica.
  • SOUIHET, Rachel. Condição feminina e formas de violência: mulheres pobres e ordem urbana, 1890-1920. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
  • STOLLER, Robert J. Sex and gender. New York: Science House, 1968.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher