sexta-feira, 4 de março de 2011

CINCO HÁBITOS QUE ENGORDAM!


Emagrecer parece ser a palavra mais dita nas conversas femininas atualmente, pois fazer dieta virou uma rotina na vida de muitas mulheres. Mas, você sabia que, além de cortar alguns alimentos, devemos modificar alguns hábitos que engordam?

"Hábitos errados, principalmente quanto à alimentação, adquiridos na infância, comprometem a correção na vida adulta. Por isso recomenda-se consumir, desde cedo, alimentos variados e adequados", afirma a nutricionista Débora Fernanda Basso.

Portanto, mude agora! Veja os 5 hábitos que engordam!

• Omitir café da manhã: após 8 a 12 horas em jejum, o corpo necessita repor o combustível. É comum a crença de que não tomar café da manhã economiza calorias adquiridas, o que poderia levar ao emagrecimento. Errado! O que geralmente ocorrerá é o excesso de fome na refeição seguinte.

Comer trabalhando, assistindo TV, lendo ou vendo televisão: a sensação de saciedade leva um tempo mínimo para registrar esta situação nos centros nervosos. Ao se alimentar fazendo outra atividade, poderá ocorrer um aumento do volume e velocidade de alimentos ingeridos, e com isso pode-se deixar de lado a primeira etapa de uma boa digestão – a mastigação.

Consumo de lanches e petiscos: geralmente, os que mais nos atraem são os mais calóricos e carentes de nutrientes essenciais para o organismo, acarretando desequilíbrio.

• Estresse em excesso: o estresse está presente em nossas vidas e, até certo ponto, é considerado normal. No entanto, quando nos permitimos ficar estressados em "tempo integral" ocorrem uma série de alterações fisiológicas, neurais e hormonais, que podem tanto inibir a vontade de se alimentar, ou, como ocorre com maior frequência, aumentar o desejo de consumir mais.

• Comer lanche no jantar: geralmente, as pessoas se assuntam quando recomendo que jantem ao invés de fazer lanches. É importante observar que, geralmente, quando são feitos lanches na hora do jantar, a vontade de comer permanece até a hora de ir dormir. Muitas vezes não é observado, mas a pessoa tende a ficar beliscando, mesmo pequenas quantidades, constantemente. Por isso, um jantar adequado e leve, nutre e não engorda!



Você se preocupa com a alimentação? Aposto que para a maioria das mulheres, a resposta é "sim". Mas para as que não se preocupam tanto, aconselho que se preocupem mais com sua saúde, cuidando da alimentação, praticando atividade física e principalmente que se sintam bem e felizes!
Existem nutrientes essenciais para a saúde da mulher. Esses alimentos podem evitar diversas doenças como câncer de mama e útero, prisão de ventre, colesterol, diabetes, osteoporose, anemia, hipertensão, baixa-estima e até endometriose.
Mesmo que a mulher se alimente direitinho, saiba que apenas pequenas mudanças no cardápio podem fazer maravilhas para a beleza e para a longevidade.
Ferro e Vitamina C
O Ferro é um importante mineral para as mulheres devido à sua perda acentual nos períodos menstruais. Quando consumido juntamente com a vitamina C, sua absorção é ainda maior. Feijão, lentilha, couve e carnes como o fígado são grandes fontes de ferro.
Os alimentos fontes de vitamina C são as frutas cítricas: laranja, morango, maçã, acerola e tangerina. Esses alimentos são também antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres evitando o envelhecimento.
Cálcio
O cálcio é um dos minerais mais importantes para as mulheres, pois previne a osteoporose — doença caracterizada por perda de massa óssea, muito frequente em mulheres. Leite, queijo, iogurte, vegetais de folhas verde-escuras e peixes, se consumidos diariamente, podem prevenir ou minimizar a osteoporose.
Soja
A soja contém isoflavonas que colaboram com a diminuição do colesterol e podem amenizar os sintomas da menopausa devido à sua estrutura de fito estrógeno. O estrógeno é um hormônio feminino que se encontra diminuído durante a menopausa, causando alguns desconfortos como calores, secura na pele, insônia, mudança de humor, entre outros.
Betacaroteno
O betacaroteno está presente em vegetais alaranjados como cenoura e abóbora e em folhas verdes escuras como brócolis e espinafre. Ajuda na síntese de tecidos do corpo e possui indóis, que previnem o câncer de mama.
Fibra e Água
A constipação intestinal é uma queixa frequente. Para solucionar este problema, procure beber muita água: de 1 a 2 litros todos os dias. Aumente a ingestão de fibras como verduras, legumes, frutas, cereais e grãos integrais. Ingerindo bastante água e consumindo fibras, além de ajudar no trânsito intestinal, hidrata o corpo e ajuda na eliminação de toxinas pelos rins.
Inhame
O inhame ameniza as cólicas menstruais e outros sintomas das TPM; reforça as defesas do organismo, estimula a libido e tem ação anti-inflamatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas — evitando até a celulite.
Morango
O morango traz muitos benefícios para a beleza, principalmente para a pele do rosto. Ele possui enzimas que bloqueiam as rugas por conter antioxidantes.
Chocolate meio amargo
O cacau, principal ingrediente do chocolate, tem um antioxidante poderoso que trabalha aumentando a irrigação sanguínea, retardando o aparecimento de rugas. O chocolate meio amargo, além de ser antioxidante, é também rico em flavonóides. Ajuda até na TPM, pois traz sensação de bem-estar.
Peixes e carnes
Uma dieta rica em Ômega 3 e ácidos graxos — como a fornecida por peixes como o salmão e o linguado — auxilia na prevenção de doenças coronarianas. Outra forcinha é dada pelo zinco, existente nas ostras (e também no fígado, leite e farelo de trigo), que estimula a multiplicação celular. Não menos importante, o manganês, enxofre e magnésio — presentes nos frutos do mar e grãos — são minerais antioxidantes, prevenindo danos às células.
As carnes são boa fonte de proteínas, responsáveis pela formação, oxigenação e manutenção dos tecidos. Contêm um pouco de ferro, o que previne também a anemia. Outro ponto a favor: a carne é rica em zinco, que é um mineral antioxidante por natureza.

Higiene Íntima Feminina



Muito se fala a respeito da higiene íntima da mulher: de que maneira ela deve ser feita ou quais os produtos adequados para uma higienização correta. Porém, a rotina conturbada de milhares de mulheres colabora para o descuido com a própria saúde, principalmente quando se trata da saúde íntima.

A mulher contemporânea trabalha durante 8 horas, frequentemente sentada na frente de um computador. Ela usa calça jeans com frequência além de usar protetor diário de calcinha — o que diminui a ventilação e ajuda a abafar o local. Há também o hábito de fazer depilação, muitas vezes agressiva. Esse conjunto de ações provoca o desequilíbrio da proteção natural da vagina, o que colabora para o surgimento de infecções.
Cuidados com a Saúde Íntima
·      Usar proteção na relação sexual para evitar doenças
·         Usar calcinhas de algodão
·         Evitar calcinhas apertadas e com lycra
·         Usar roupas adequadas para ventilação da região
·         Não emprestar calcinhas, biquíni ou toalhas de amigas.
·         Lavar a calcinha adequadamente para evitar proliferação de fungos
·         Usar sabonetes íntimos diariamente
·         Utilizar protetor de calcinha somente quando necessário
·         Evitar absorventes perfumados, pois podem causar alergia.
·         Não deixar o absorvente interno o dia todo, pois pode haver proliferação de bactérias.
·         Dar preferência aos papéis higiênicos brancos e sem perfumes. Os coloridos e perfumados podem causar alergias
·         Evitar banho muito quente, pois pode irritar a mucosa vaginal.
·         Consultar um ginecologista sempre que perceber alguma irregularidade

Você Sofre de TPM?




A TPM (tensão pré-menstrual) é um conjunto de sintomas físicos, psicológicos e emocionais que muitas mulheres sentem, geralmente de 1 a 2 semanas antes do ciclo menstrual.
Durante cada ciclo menstrual, o organismo da mulher sofre importantes modificações no nível de seus hormônios sexuais, especialmente estradiol e progesterona.
Tais modificações hormonais podem causar efeitos físicos e psicológicos, tais como: alterações de humor, sensibilidade nos seios, dor de cabeça, ansiedade, insônia e outros.
Causas da TPM
A causa mais comum da TPM está relacionada às alterações bioquímicas nos níveis dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona. Essas oscilações hormonais podem causar retenção de líquido e de sal no organismo.

Deficiências vitamínicas (como de vitamina B6) ou de ácidos graxos (como o ácido linoléico); assim como hábitos alimentares, estilo de vida, ausência de atividades físicas e stress também podem estar relacionados aos sintomas. Isso por que, ao se fazerem complementações vitamínicas e mudanças no estilo de vida, foram observadas melhoras nos sintomas da TPM.
Alguns pesquisadores acreditam que a deficiência de cálcio e magnésio (que afeta a comunicação entre as células nervosas) ou o baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) também pode causar os sintomas da TPM.
Sintomas da TPM







As condições para o surgimento dos sintomas são múltiplas e variam em cada organismo:
·         Depressão e pensamentos negativos
·         Ansiedade, tensão, nervosismo, excitação.
·         Fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição.
·         Raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais.
·         Dificuldade de concentração
·         Cansaço, fadiga fácil, falta de energia.
·         Acentuada alteração do apetite
·         Distúrbios do sono
·         Sensação de estar fora do próprio controle
·         Inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada
·         Dor de cabeça
·         Dores musculares
·         Ganho de peso ou sensação de inchaço

Tratamento da TPM
Por se tratar de uma síndrome, não existe tratamento 100% eficaz já que os sintomas variam muito para cada mulher. Entretanto, existem medidas que ajudam muito:
·         Como a TPM está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar do uso da pílula anticoncepcional (que suspende a ovulação).

·         Opte por alimentos mais saudáveis, incluindo na sua dieta mais verduras e frutas, além de praticar atividades físicas.

·         Desintoxicação do fígado. O objetivo da desintoxicação é evitar um desequilíbrio nos níveis hormonais, principalmente entre o estrogênio e a progesterona. As funções metabólicas do fígado são muitas: ele está diretamente envolvido no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, além de armazenar vitaminas e minerais na produção de colesterol e hormônios.

·         A desintoxicação inclui aumento da ingestão de líquidos, fibrasfrutas e vegetais. Além disso, deve-se evitar a ingestão de alimentos que aumentam a formação de toxinas, como carnes gordurosas, açúcar, álcool e cafeína em excesso.

·         Experimente suplementos multivitamínicos; ou opte pelos específicos, como vitamina B6, cálcio, óleo de prímula, magnésio, ginkgo biloba, proteína de soja, isoflavonas e vitamina E.

·         Auto percepção, autoconhecimento e ajuda mútua são pontos básicos para se resolver os conflitos gerados pela TPM, trazendo melhora significativa na qualidade da vida pessoal, profissional, familiar e social.



FEIJÃO - DELÍCIA!



O feijão é um dos mais importantes componentes da dieta alimentar do brasileiro. Ele é reconhecidamente uma excelente fonte proteica, além de conter propriedades com ação antioxidante que podem reduzir a incidência de doenças.
O feijão é uma semente com alto valor nutritivo. Ele contém carboidratos, proteínas vegetais, vitaminas, minerais, fibras e principalmente ferro.
A maioria das cultivares de feijão apresenta em torno de 25% de proteína — que é rica no aminoácido essencial lisina, mas deficiente em aminoácidos sulfurados. Essa deficiência, contudo, é suprida pelo consumo do feijão com alguns cereais, especialmente o arroz. Isso faz com que a tradicional dieta brasileira — o arroz com feijão — seja perfeitamente complementar no que se refere aos aminoácidos essenciais.
O feijão é um poderoso remédio para reduzir o colesterol e regular os níveis de açúcar no sangue. Ele é muito indicado aos diabéticos.
Crédito a http://belezaesaude.dae.com.br

Obs. Precisa ver o meu feijão...

AS 10 PEQUENAS MUDANÇAS PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL



Muitas vezes não temos tempo para dedicar cuidando de nosso corpo. Preocupações com trabalho, faculdade, até com os filhos… A vida moderna não é fácil e nem sempre é possível dedicar algumas horas de seu tempo na academia para cultivar o corpo e saúde que sempre quis. Existem, porém, pequenas mudanças que podem transformar uma rotina até então sedentária e passiva em uma empreitada rumo à boa forma.

 1. Adeus elevador

Dê prioridade às escadas: quanto mais alto o andar, melhor. Subir as escadas tonifica os músculos da perna, em especial as panturrilhas e as coxas, além de garantir um ritmo cardíaco mais apto e desenvolvido.

 2. Caminhe

Tem que ir até o colégio buscar os filhos, ou tem algum compromisso que não é está tão distante assim? Vá andando! Assim como ir de escada ao invés de andar de elevador, caminhando você tonifica as pernas, fortalece o ritmo cardíaco e ganha mais disposição no seu dia-a-dia.

 3. Fique de olho na sua saúde

É importante a realização de check-ups todos os anos, principalmente para quem têm mais de 40: para a mulher, é vital executar a mamografia, considerando o alto índice de câncer de mama e a sua facilidade de tratamento quando o câncer é descoberto logo em seu estágio inicial. O homem precisa policiar-se, conforme a idade, em realizar o exame de próstata que apresenta as mesmas características do anterior: é facilmente tratável quando descoberto no começo. Faz-se igualmente importante a realização de exames constantes de sangue, para que se possa controlar o índice de glicose, de anticorpos e de outros componentes do sangue.
E falta de opções não é desculpa, já que hoje em dia você pode até comprar plano de saúde pela Internet e ainda escolher de acordo com o seu perfil. No sitehttp://www.iplanosdesaude.com.br você pode comparar preços de planos de saúde de praticamente todas as opções (ou ainda conversar com um corretor pelo chat on-line se tiver dúvidas).

4. Aprenda a dizer não

Em certos momentos é muito difícil recusar certos petiscos e doces… Mas é preciso dizer não. Se isso virar um costume, em breve, você nem pestanejará na hora de recusar o docinho fora da dieta. Esse controle ajuda em seu colesterol e pode prevenir doenças como diabetes.

5. Acorde bem

Criar o hábito de, todo dia, ao acordar, alongar-se. Ao levantar-se e tentar tocar os pés com as pontas das mãos, por exemplo, é uma maneira simples de deixar seus ombros preparados para enfrentar o dia, evitando dores musculares e câimbras.

6. Improvise no trânsito

Quando parada no trânsito, contraia os músculos abdominais, mantendo uma posição ereta da coluna. Esse exercício pode ajudar a definir o abdômen, fazendo aquela gordurinha indesejada ir embora.

7. Troque o fast-food pelo slow-food

Por mais que nos dias corridos não se tenha tempo para pensar e a idéia de comer um lanche rápido do fast-food seja tentadora, esse tipo de alimento contém um alto teor de gordura e de calorias que, mais do que um perigo para sua boa forma, podem se tornar um problema para sua saúde. Evite esse tipo de alimentação sempre que puder.

8. Coma menos carne

A orientação do tópico anterior se aplica aqui. Poucas pessoas resistem àquela boa carne vermelha num típico churrasco… Mas diminuir o consumo de carne vermelha (trocando por carne branca ou até mesmo por legumes e verduras) ajuda a diminuir o colesterol alto e pode até evitar problemas de coração.

9. Relaxe

Procure observar seu nível de estresse para que ele não acabe com sua saúde. O estresse pode causar úlceras, insuficiência cardíaca, contribuir para a hipertensão e diversos estudos já ligaram o surgimento do câncer com o estresse. Leve a vida com mais leveza e bom humor: pois isso não só afetará o ambiente em sua volta, mas também beneficiará sua saúde.

10. Se dê um tempo

Mais do que apenas sua saúde física, é necessário que você descanse sua mente. E você tem diversas ferramentas à sua disposição, que vai desde budismo até ouvir um pouco de música. Menos de 15 minutos por dia de meditação é o suficiente para que você se sinta melhor.

Você sabia que sorrir faz bem à saúde?




Está comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doença. O funcionamento do corpo melhora e várias dores diminuem visivelmente. Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina — substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Essas substâncias proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar, além de ativarem o sistema imunológico. Essa imunização ajuda a prevenir, principalmente, doenças ocasionadas por elevado grau de estresse.
O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita. Além disso, se você está sempre sorrindo, as pessoas irão querer sempre ficar perto de você e sua convivência social será muito favorecida.
Sorrir é um remédio sem efeitos colaterais; não precisa de prescrição e é de graça. Por isso, pare de franzir a testa e solte uma boa gargalhada sempre que possível que os benefícios virão.

O que acontece quando sentimos raiva?

Quando sentimos raiva, nosso corpo responde liberando dois hormônios que enfraquecem o sistema imunológico: estradiol e adrenalina. Portanto, quem sente raiva está sujeito ao surgimento de doenças ou ao atraso na recuperação de doenças já existentes. É praticamente impossível eliminar todos seus momentos de raiva. Por isso, o importante é estar consciente para que estes momentos sejam cada vez menos freqüentes e duradouros no seu dia-a-dia.
Cultivar o bom humor deve ser uma filosofia de vida para todos. Você deve reconhecer as emoções boas ou más e respeitá-las. Mudar a forma de olhar para a vida não é fácil, mas é bastante possível com treinamento.
Por exemplo, se você se encontra em um congestionamento de trânsito… vale a pena perder a cabeça? É claro que não! Tente sempre olhar o lado positivo das coisas. Por que não tirar este tempo para ouvir música, conversar, ou pensar e fazer planos? Sempre procurar o lado positivo das coisas pode parecer um conselho simples demais, mas tente fazê-lo e veja como todo o mundo ao seu redor se modifica.

Cuide do seu bem-estar!

Esteja mais atento às coisas simples da vida: dormir melhor, caminhar em uma praça, estar com os amigos. Cuide bem de seu corpo e mente para ter bem-estar e autoestima. Procure sempre se conhecer para saber o que lhe dá mais prazer. Tudo isso leva naturalmente ao sorriso.
Incorpore o bom humor no seu dia-a-dia. Se vista de sorrisos e abrace o mundo com toda a sua atenção e delicadeza.
E você já sorriu hoje? :D




Quando a Gente Ama

Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos


Salete, Amiga do ORKUT
Quando a gente ama
Faz loucuras não se toca
Tudo é lindo a gente gosta
Não importa o que der



Quando a gente ama
Nesse amor tudo é perfeito
E não vemos os defeitos
Desse alguém que a gente quer


Acredite se Quiser, Mas é a Salete!
Quando a gente ama
Esses defeitos são virtudes
E os erros atitudes
Que jamais a gente vê
Perde-se o juízo
O coração da gente voa
E tolices numa boa
Por amor a gente faz
Tudo a gente aceita



Quando está apaixonado
E não há nada de errado
Por que amar é bom demais



Quando a gente ama
A gente rí a toa
Tudo tem desculpa
Tudo se perdoa
O orgulho dança
A gente é uma criança
E diz sim pra tudo




Quando a gente ama
Tudo é um bom programa
Pode ser na rua
Pode ser na cama
O amor é lindo
E tudo é mais bonito


Salete, Amiga de Itajaí, Obrigada Amiga.

Quando a gente ama