Brasília – As jovens de 15 a 24 anos de idade, com baixa escolaridade e renda, são o principal alvo da campanha publicitária de prevenção à AIDS no carnaval deste ano. O Ministério da Saúde lançará a campanha na próxima sexta-feira (25).
De acordo com o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais (DST), a campanha terá duas fases. Antes do carnaval, o apelo é para o uso do preservativo nas relações sexuais. Depois do período da festa, a ideia é estimular a fazer o teste HIV para quem teve relação sexual desprotegida com parceiro casual ou fixo.
Desde 2008, as mulheres têm sido objetivo das campanhas nacionais de prevenção à AIDS no carnaval, porque levantamentos constatam aumento de casos da doença entre elas. Apesar de o número de homens com AIDS ser maior que o de mulheres no Brasil, a diferença entre os sexos vem diminuindo nos últimos anos.
Em 1989, para cada seis homens infectados existiam uma mulher. Em 2009, a proporção é de 1,6 caso em homens para uma mulher.
De 1980 a junho de 2010, 65,1% das infecções foi no sexo masculino (385.815) ante 34,9% do sexo feminino, o equivalente a 207.080 casos.
Entre os infectados, o grau de escolaridade das mulheres é mais baixo em comparação ao dos homens. A média delas é de quatro a sete de anos de escolaridade e, entre os homens, de oito a 11, conforme dados divulgados pelo departamento no dia 1º de dezembro do ano passado - Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.
Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Edição: Aécio Amado
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