Emagrecer parece ser a palavra mais dita nas conversas femininas atualmente, pois fazer dieta virou uma rotina na vida de muitas mulheres. Mas, você sabia que, além de cortar alguns alimentos, devemos modificar alguns hábitos que engordam?
"Hábitos errados, principalmente quanto à alimentação, adquiridos na infância, comprometem a correção na vida adulta. Por isso recomenda-se consumir, desde cedo, alimentos variados e adequados", afirma a nutricionista Débora Fernanda Basso.
Portanto, mude agora! Veja os 5 hábitos que engordam!
• Omitir café da manhã: após 8 a 12 horas em jejum, o corpo necessita repor o combustível. É comum a crença de que não tomar café da manhã economiza calorias adquiridas, o que poderia levar ao emagrecimento. Errado! O que geralmente ocorrerá é o excesso de fome na refeição seguinte.
• Comer trabalhando, assistindo TV, lendo ou vendo televisão: a sensação de saciedade leva um tempo mínimo para registrar esta situação nos centros nervosos. Ao se alimentar fazendo outra atividade, poderá ocorrer um aumento do volume e velocidade de alimentos ingeridos, e com isso pode-se deixar de lado a primeira etapa de uma boa digestão – a mastigação.
• Consumo de lanches e petiscos: geralmente, os que mais nos atraem são os mais calóricos e carentes de nutrientes essenciais para o organismo, acarretando desequilíbrio.
• Estresse em excesso: o estresse está presente em nossas vidas e, até certo ponto, é considerado normal. No entanto, quando nos permitimos ficar estressados em "tempo integral" ocorrem uma série de alterações fisiológicas, neurais e hormonais, que podem tanto inibir a vontade de se alimentar, ou, como ocorre com maior frequência, aumentar o desejo de consumir mais.
• Comer lanche no jantar: geralmente, as pessoas se assuntam quando recomendo que jantem ao invés de fazer lanches. É importante observar que, geralmente, quando são feitos lanches na hora do jantar, a vontade de comer permanece até a hora de ir dormir. Muitas vezes não é observado, mas a pessoa tende a ficar beliscando, mesmo pequenas quantidades, constantemente. Por isso, um jantar adequado e leve, nutre e não engorda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário