Manifestação no Vaticano pela ordenação de mulheres |
MONTREAL, Canadá — Apesar das ameaças de excomunhão do Vaticano, uma sexta mulher canadense foi ordenada sacerdote neste sábado, indicou a integrante de um grupo de apoio ao sacerdócio de mulheres.
O grupo Mulheres Sacerdote Católico Apostólico Romanas ordenou Linda Spear, uma professora aposentada de Quebec, em uma igreja anglicana de Sutton, Quebec, no leste do Canadá.
Segundo Bridget Mary Meehan, que foi ordenada bispo em 2006 nos Estados Unidos, o grupo Mulheres Sacerdote Católico Apostólico Romanas foi fundado pouco depois de 2000 e cresceu rapidamente.
As primeiras sete mulheres padre foram ordenadas num barco no Danúbio em 2002 e, desde então, outras 80 mulheres viraram padre nos Estados Unidos e outras 20 em todo o mundo.
Spear é a primeira oriunda de Quebec, mas a sexta canadense que se converte em sacerdote católica. Foi ordenada simbolicamente pela bispo americana Andrea Johnson, que já foi excomungada.
Spear pode celebrar sacramentos como casamentos, mas estes não são reconhecidos pelo Vaticano, que limita o sacerdócio aos homens.
"Não estamos deixando a Igreja, estamos dando o exemplo vivo de Jesus sobre a igualdade nos evangelhos. Jesus chamou homens e mulheres para serem discípulos", afirmou Meehan.
"Desobedecemos uma lei injusta da Igreja, que proíbe a ordenação de mulheres e é motivo de discriminação", acrescentou.
Notícias Cristãs com informações da AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário