Ela é aguardada com expectativa por algumas meninas e com certo temor ou desconfiança por outras. O que não se pode negar que a primeira menstruação é um momento único e marcante na vida de toda mulher. Entretanto, um estudo de duas universidades da Inglaterra, Bristol e Cambridge revelaram que meninas que menstruam antes dos 12 anos, estão mais propensas a desenvolver depressão na adolescência.
O resultado é fruto de uma análise que contou com a participação de 2.184 garotas. Elas foram divididas em idades, as de 10 anos e meio, 13 e 14. Percebeu-se que, em média, as participantes começaram a menstruar aos 12 anos e meio. As meninas que tiveram a primeira menstruação com 11 anos e meio mostraram os maiores níveis de sintomas da depressão entre os 13 e 14 anos. Já as que menstruaram com 13 anos ou mais ficaram com os menores índices.
De acordo com a cientista Carol Joinson, as jovens que amadurecem mais cedo podem se sentir isoladas e mal preparadas para as mudanças hormonais. Porém, é possível ainda que as meninas que menstruam depois dos 12 possam sofrer níveis similares de incômodos psicológicos na fase adulta.
Na opinião da psicóloga Denise Marcon, as mudanças corporais repentinas mexem diretamente com o lado emocional destas meninas: “Podemos observar que as adolescentes estão cada vez mais precoces. Desta forma, as mudanças corporais se tornam mais rápidas e o desenvolvimento psíquico e emocional acaba por não acompanhar essas mudanças, o que pode resultar em conflitos
internos e até mesmo estados depressivos”.
Fonte: http://suadieta.uol.com.br:
internos e até mesmo estados depressivos”.
Fonte: http://suadieta.uol.com.br:
Nenhum comentário:
Postar um comentário