Movimento "A Mulher
São Muitas. São como flores".
Editorial " A Mulher São Muitas. São como flores ".
Por Ana Felix Garjan, março de 2012
Março é também o Mês
Político da Mulher.
A mulher e a sua política de ser e representar seus papéis em cada canto do planeta, faz da própria mulher de todos os milênios, de todos os séculos e de todas as décadas, a grande revolução do mundo. Mas... em sua maioria, passa fome, é vítima de violência e jamais terá anéis em seus dedos, no lugar de calos que doem em sua alma sofrida. Na pré-história as mulheres eram sagradas; Todos todos os deuses eram femininos. Os homens não sabiam como as mulheres engravidavam e, por isso, acreditavam que elas recebiam, diretamente das divindades, a mensagem de uma nova vida, através de seus corpos. Nessa época, os homens eram nômades, saiam para buscar alimento, e as mulheres em bandos, ficavam cuidando dos filhos, em seu "lar pré-histórico”.
Após milhares de anos as
mulheres foram descobrindo a coisa moderna da agricultura. Mas com os
afazeres domésticos, a mulher não pude assumir com o seu companheiro, o
trabalho na agricultura e controle dos negócios. Assim, ela tinha somente a
função de procriar e acompanhar os filhos, sem nunca ter a chance de
atividades fora de casa.
Ao longo da história a mulher já foi vista como feiticeira, bruxa, demônio, deusa, anjo, santa, heroína. O século XX permitiu-a, por si só, redefinir o seu papel. A ciência do século XX foi a porta libertadora da mulher. De um lado, as máquinas passaram a fazer parte de sua liberdade para sair de casa para o trabalho, ao mesmo tempo em que as mulheres se tornam vítimas das máquinas e dos patrões que a consideravam apenas um instrumento de trabalho, sem direitos. No século XX, a mulher conquista, com luta, morte e perseverança, as condições de igualdade para disputar o mercado de trabalho. A grande disputa foi e continua sendo nesse início de século XXI, a EXCELÊNCIA, não importa o gênero. Com o tempo e o espaço em suas mãos, nesse decorrer de décadas, a mulher vem, a cada dia e rapidamente, em todo o mundo, ampliando sua participação nos variados campos de atuação, em todas as áreas e circunstâncias da sociedade contemporânea. Através do séculos podemos ver que os homens jamais caminharam sozinhos. Em todas as civilizações tiveram suas cúmplices de realizações, tanto no bem, quanto do mal. Mas para fazer uma homenagem mais abrangente, temos que no referir um pouco às mulheres dos Milênios. Da mulher forte, revolucionária às mulheres rainhas; de outras tantas condenadas às foqueiras da Idade Média; De Sócrates e Xantipa; De Madame Curie, às importantes mulheres fortes e revolucionárias, até chegarmos aos dias atuais em que mulheres ocupam cargos de chefia na NASA; Da primeira mulher vítima de violência por lutar em defesa do voto feminino, no início do século XX à contemporaneidade, na qual vemos que uma jovem mulher francesa é candidata às próximas eleições para a Presidência da França, e outra, ocupa cargo no Governo Alemão, a Mulher tem sido grande conquistadora do planeta, por ter visto sua competência e convencido o mundo político, através de muitas lutas, vitórias e de sua capacidade co excelência, em todos os campos do saber e do conhecimento. No dia-a-dia, o mundo está também cheio de Madres Tereza de Calcutá que a Mídia ainda não descobriu; Apesar das guerras terríveis a humanidade está repleta de amores que superam, o amor de Romeu e Julieta; Ainda existem mulheres que vivem como na época da Santa Inquisição, quando Branca Dias foi condenada à fogueira; quantas mulheres são escravas de seus maridos... E quantas Madalenas arrependidas pelo mundo? Quantas mil mulheres trabalham e estudam para superar seus limites? Não são todas heroínas aquelas que conseguem sobreviver aos casamentos infelizes? Não são todas indispensáveis, as mulheres que possuem ética em todos os momentos de suas vidas, porque a dignidade e ética são as suas bandeiras mais importantes? A Mulher São Muitas. São flores, são guerreiras, são gestoras do futuro. E no futuro estaremos todas, como bons exemplos da humanidade. Esperamos que a discriminação às mulheres diminua no mundo atual e no futuro.
Neste dia, 15 de março de
2012, divulgamos um pôster (Internet), que reúne fotos de diversas
mulheres, ao longo do tempo. Estamos prepando pôsteres que reunirá
escritoras, poetisas, artistas plásticas, atrizes, mulheres de diversas áreas
e setores do mundo, fotos de brasileiras, bem como de mulheres que
conquistaram o Prêmio Nobel, em em diversas categorias.
Nosso movimento continua aqui, no Facebook e no Orkut, e nos
preparamos para publicar uma exposição de imagens femininas que foram
pintadas por grandes nomes da pintura clássica e contemporânea.
Brasil, 15 de março de 2012
Fórum Internacional de Mulheres Pela Paz do Planeta
Coordenação e divulgação:
Ana Felix Garjan, diretora e curadora Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos Escrito por Artforum Mundi &Ana F. Garjan às 13h57 |
FONTE: http://forumdemulheresdofuturo.zip.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário